25 de agosto de 2022

TPF Engenharia e a responsabilidade social corporativa

A adoção das práticas de ESG (sigla para Environmental, Social and Governance, em inglês) ganha cada vez mais força no mundo dos negócios. O conceito abrange a responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa, representando a consciência de empresas que buscam reduzir os impactos negativos de suas operações no meio-ambiente, além de adotar as melhores e mais adequadas práticas administrativas.

Na TPF Engenharia, a responsabilidade social, bem como boas práticas de gestão e de cuidado com o meio ambiente estiveram sempre em consonância com nossas atividades.

Em julho de 2017 a TPF Engenharia adotou um procedimento de qualidade próprio, o PQ 13. Com ele, promovemos a observância de princípios éticos e de conduta, a favor da integridade na prática de negócios, na gestão corporativa e na realização dos produtos.

  • Sistema de análise de risco;
  • Monitoramento e controle de integridade da gestão corporativa e da realização de produtos;
  • Garantia de um relacionamento justo e legal com todas as partes interessadas: sociedade, governo, clientes, consultores, fornecedores, parceiros, colaboradores e acionistas.

Em janeiro de 2022, para firmar ainda mais esse compromisso de escala global, o grupo TPF S.A. lançou a sua Carta de Ética, que reúne em 7 itens os posicionamentos da organização:

  • Diversidade;
  • A serviço do cliente;
  • Sobre excelência;
  • A responsabilidade social corporativa da TPF;
  • Desenvolvimento sustentável do meio ambiente;
  • Aspectos sociais;
  • Governança.

Mais recentemente, a TPF Engenharia recebeu a notícia de que foi aprovada na sua adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas, a maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo! Agora, fazemos parte de um grupo de mais de 18 mil empresas que firmaram o compromisso de implementar os Dez Princípios do Pacto em ações a favor da sociedade e do meio ambiente. Os Dez Princípios se dividem entre Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, contemplando, assim, um compromisso público para cumprir com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

    Os Dez Princípios do Pacto Global
    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Agenda 2030

    [E]SG

    Com a crescente crise climática, empresas em todo o mundo vem se mobilizando a fim de ter um olhar de mais cuidado acerca do meio ambiente. Na TPF Engenharia temos revisado nossas metas de consumo de água e energia, além de implementar um conjunto de ações de conscientização ambiental, a ECO Trilha TPF. Esse programa incentiva nossas colaboradoras e colaboradores a implementar – em casa e no trabalho – medidas que impactem positivamente o meio ambiente, voltando-se principalmente a assuntos como:

    • Gestão de resíduos;
    • Uso consciente da energia elétrica;
    • Biodiversidade e recuperação de áreas degradadas;
    • Preservação dos recursos hídricos.
    Mapa da ECO Trilha TPF Engenharia

    Outra iniciativa é o Projeto Reuse, uma parceria entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a TPF Engenharia, que tem como objetivo viabilizar a utilização de águas de reuso para fins hidroagrícolas nas regiões do Sertão e Agreste de Pernambuco.

    O projeto estabelece metodologias de manejo da irrigação com efluentes domésticos tratados ou diluídos, contemplando técnicas avançadas de monitoramento da água, do solo e da planta. Esses estudos irão subsidiar marcos regulatórios que disciplinem o reuso para fins agropecuários e garantam a segurança sanitária dos alimentos produzidos, da população animal, e das comunidades rurais.

    Além das iniciativas supracitadas, a TPF Engenharia possui a certificação ISO 14001, que estabelece os requisitos necessários para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), para que a empresa atenda aos requisitos legais e se certifique na ISO. Os objetivos da ISO 14001 compreendem: possibilitar que as organizações atendam às suas necessidades socioeconômicas, desempenhar as atividades em equilíbrio com a proteção do meio ambiente e realizar a prevenção ou mitigação dos impactos ambientais.

    Com a implantação da gestão, a política e a comunicação ambientais são aprimoradas, tornando a empresa engajada por causas sustentáveis; evita multas por impactos negativos ao meio ambiente; traz a redução de gastos desnecessários e faz com que a produção da empresa seja mais eficaz e consciente.

    E[S]G

    Para além das atividades de caráter social que estão inseridas em alguns de nossos produtos, também contamos com algumas parcerias. Uma delas, com mais de 10 anos de vínculo com a TPF é a organização Junior Achievement. Com ações remotas e presenciais, nosso time de voluntários atua com jovens em projetos de gestão ambiental, debates sobre o futuro na escola e no trabalho e encontros para conhecer o cotidiano empresarial.

      Ação em parceria com a Junior Achievement Pernambuco na Escola Técnica Estadual João Bezerra, no Recife
      Ação 'Empresário Sombra Por um Dia'

      Outra colaboração é feita em parceria com a comunidade escolar que circunda a sede da TPF Engenharia, em Recife. A poucos metros de distância do escritório fica a Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, onde contamos há mais de 5 anos com uma parceria em ações com professores e alunos, a fim de melhorar a estrutura de aprendizagem dos 8ºs e 9ºs anos.

      Em 2019, nos unimos com a antropóloga Mônica Pedrosa Rangel para promover a compaixão na escola. A ideia do projeto surgiu a partir de conversas entre a TPF Engenharia e a gestão da Oswaldo Lima Filho, que identificou a dificuldade de convivência entre alunos e alunas como um dos principais desafios a serem superados pela comunidade escolar para o desenvolvimento dos adolescentes.

      Mônica desenhou e realizou ao longo do ano práticas educacionais voltadas à promoção da capacidade de colocar-se no lugar do outro e agir em benefício mútuo. O processo de elaboração dessas ações considerou as demandas de professoras, professores, alunas e alunos para uma convivência diária mais amorosa e compassiva, e seguiram uma metodologia que uniu arte, meditação, filosofia, dinâmicas de grupo e rodas de conversa.

        Oficina de desenho na Escola Oswaldo Lima Filho
        A antropóloga Mônica Pedrosa Rangel (ao centro) durante oficina de desenho na Escola Oswaldo Lima Filho

        ES[G]

        Na TPF, somos sempre a favor da integridade na prática de negócios, na gestão corporativa e na realização dos produtos. Nossas relações se baseiam na consulta e no diálogo entre líderes e liderados, na proteção da saúde e segurança no trabalho, além da qualidade na relação com parceiros. Todos, sem discriminação de qualquer espécie, beneficiam-se dos mesmos direitos à formação e acesso de responsabilidades dentro da empresa, regidos por nossa Carta de Ética. E, firmando ainda mais nosso compromisso de governança e integridade, contamos com algumas ações:

        • Presença no Comitê de Compliance da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE), presidida pelo Gerente de Produto Marcelo Casiuch;
        • Presença no Grupo de Trabalho de Integridade do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco);
        • Aplicação do questionário ‘Pacto pela Integridade’ com todos os parceiros de trabalho;
        • Canal de denúncias anônimo;
        • Aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).