Plantio de árvores no Porto de Suape pela equipe da TPF Engenharia

28 de abril de 2022

Equipe de Manutenção do Porto de Suape realiza germinação e plantio de árvores

Com contrato iniciado em 2020, a TPF Engenharia presta serviços de apoio técnico à manutenção de equipamentos (elétricos e mecânicos) do Porto de Suape – planejando, gerenciando, inspecionando e criando projetos de melhorias contínuas.  

Ao longo do trabalho no Complexo Portuário, a equipe da TPF viu na área próxima aos escritórios a oportunidade de colocar na prática o nosso valor empresarial de Responsabilidade Ambiental. O time propôs aos gestores do Complexo a ideia de germinar, plantar e regar árvores frutíferas, ideia esta que foi aprovada de imediato pelo nosso cliente. Vale salientar que a opção de germinação e plantação de espécies frutíferas se deu por orientação de SUAPE, de forma a não impossibilitar a realocação das árvores. 

Até o momento 8 mudas foram plantadas e o objetivo é que mais 12 ainda cheguem ao Porto ao longo desse ano. “Suape possui um programa ambiental de magnitude, que engloba áreas e resultados muito maiores. O que nós fizemos foi perceber essa oportunidade pontual e propor uma ação simples para melhoria ambiental”, afirma o gerente da equipe, Jurandy Moraes.   

    Equipe do produto de “Apoio Técnico à Manutenção de Suape”, Da esquerda para direita temos: Juscelino Cirilo, Gilson Albuquerque, Jurandy Moraes, Ramon Brito e Antony Bucherge.
    Plantio de árvores no Porto de Suape pela equipe da TPF Engenharia
    A irrigação das plantas está sendo realizada de forma manual, mas a equipe planeja automatizar o processo.
    Além de idealizar essa ação, a equipe é responsável pela germinação e plantio das mudas.
    Plantio de árvores no Porto de Suape pela equipe da TPF Engenharia
    As espécies escolhidas para o plantio são de árvores não-nativas da região e frutíferas, incluindo pés de pitanga, manga, graviola, acerola, limão, amora, goiaba e caju.

    A equipe, totalmente responsável pelo planejamento e execução dessa ação, já pensa em formas de facilitar o cuidado com as novas habitantes do Porto. Atualmente, o time tem desenvolvido um sistema de irrigação automático para diminuir a necessidade de interferência humana. 

    A iniciativa pode até parecer pequena em comparação aos grandes projetos de sustentabilidade já elaborados pela TPF e pelo Porto Organizado de Suape, mas é a disposição da equipe de agir diante de uma oportunidade que nos faz lembrar que somos capazes de contribuir, da menor ou maior forma, para o meio ambiente.