Projeto Reuse: uma solução para lidar com a escassez hídrica no Agreste e Sertão pernambucano

13 de abril de 2021

Projeto Reuse: uma solução para lidar com a escassez hídrica no Agreste e Sertão pernambucano

Uma nova parceria entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a TPF Engenharia deu origem ao projeto Reuse, uma iniciativa que tem como objetivo viabilizar a utilização de águas de reuso para fins hidroagrícolas nas regiões do Sertão e Agreste de Pernambuco.

O projeto irá estabelecer metodologias de manejo da irrigação com efluentes domésticos tratados ou diluídos, contemplando técnicas avançadas de monitoramento da água, do solo e da planta. Esses estudos irão subsidiar marcos regulatórios que disciplinem o reuso para fins agropecuários e garantam a segurança sanitária dos alimentos produzidos, da população animal, e das comunidades rurais.

As técnicas de reuso de esgoto para fins agrícolas ainda são inovadoras no país, que ainda carece de incentivos e de políticas públicas no setor, em particular no Semiárido pernambucano. A consolidação desses estudos terá forte impacto na gestão de recursos hídricos e no saneamento, ampliando a oferta hídrica para irrigação, e protegendo os corpos hídricos da contaminação.