Projetos dos Sistemas de Irrigação para Vilas Produtivas Rurais (VPRs) do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF)

  • 16 projetos de irrigação em 13 Vilas Produtivas Rurais (VPRs) e na Terra Indígena Truká (PE)
  • |
  • 885 hectares irrigados, beneficiando 713 famílias de pequenos produtores

Área de atuação

Projetos

Especialidade

Irrigação

Abrangência

Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte

Período

2021 - 2024

Escopo

Elaboração dos projetos básico e executivo, implantação das obras civis, fornecimento, montagens, testes e comissionamento dos Sistemas de Irrigação para Vilas Produtivas Rurais (VPRs) do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

A TPF Engenharia, como parte do Consórcio Rocha/HECA/TPF, foi contratada em 2021 pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para a elaboração dos estudos e projetos e implementação dos sistemas de irrigação em 13 VPRs localizadas ao logo dos Eixos Norte e Leste nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba, além da Terra Indígena Truká, localizada no município de Cabrobó (PE). As áreas foram divididas em dois lotes.

Na Região Nordeste do Brasil estão 28% da população brasileira e apenas 3% da disponibilidade de água do País. O Rio São Francisco detém 70% de toda a oferta de água da região, historicamente submetida a ciclos de seca rigorosa.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) consiste na maior obra de infraestrutura hídrica do país, tendo sido implementada pelo Governo Federal através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O PISF é composto por dois eixos (Norte e Leste) que conduzem a água captada no Rio São Francisco para abastecimento de adutoras e ramais que perenizam rios e açudes na região semiárida dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, garantindo a segurança hídrica a 390 municípios.

Os dois eixos englobam a construção de 477 km de canais, quatro túneis totalizando 23 km de extensão, 13 aquedutos, 27 reservatórios, nove estações de bombeamento de recalque, além de 270 km de linhas de transmissão de energia e nove subestações elétricas.

Mais de 10% do valor dos investimentos do PISF é destinado para desenvolvimento de 38 programas ambientais voltados para mitigação e compensação de impactos ambientais. O Programa de Fornecimento de Água e Apoio Técnico para Pequenas Atividades de Irrigação (PBA-16) visa melhorar as condições socioeconômicas das populações afetadas pelo empreendimento, reassentadas nas Vilas Produtivas Rurais (VPR), em quatro Etnias Indígenas e em Projetos de Assentamento da Reforma Agrária do Incra, tendo como base a implementação de sistemas de irrigação de pequeno porte, como forma de viabilizar a diversificação e a elevação da produção, bem como a reinserção socioeconômica e social destas famílias.

    Foto: José Maia - Univasf