
Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Paraíba 2022/2030
- 12 regiões turísticas abrangidas
- |
- Atende a 7 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Área de atuação
Consultoria
Especialidade
Desenvolvimento Urbano
Abrangência
Paraíba
Período
2022 - 2023
Escopo
Contratação de empresa para Elaboração de Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo Paraibano.
À serviço da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP), a TPF Engenharia tornou-se responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Paraíba. O PDTTur – PB é um instrumento de planejamento integrado para orientar o desenvolvimento descentralizado da atividade turística do estado. A estratégia visa a interiorização das ações e dos investimentos definidos e priorizados dentro de uma carteira de projetos estratégicos, que garantem a inclusão das comunidades produtivas e visam a melhoria da qualidade de vida da população paraibana.
O PDTTur contempla as 12 regiões turísticas da Paraíba, a saber: Trilha dos Potiguara, Rota do Sanhauá, Costa das Falésias, Vale do Mamanguape, Vale do Paraíba, Curimataú, Brejo, Serra da Borborema, Seridó, Cariri, Vale dos Sertões e Vale dos Dinossauros. Seu objetivo é transformar o turismo em uma atividade vital para o processo de desenvolvimento econômico e social do estado, com a geração de mais renda e empregos, ao mesmo tempo em que busca mitigar as disparidades regionais, garantindo a interiorização do desenvolvimento turístico e certificando-se da inclusão das comunidades tradicionais do estado (indígenas, quilombolas, pescadores, ciganos etc.). É prevista, também, a participação do setor empresarial turístico na sua elaboração, assim como stakeholders, IGRs – Instâncias de Governança Regionais e representantes dos municípios abrangidos.
As diretrizes de formulação do projeto garantem a promoção da sustentabilidade das regiões turísticas, a inovação com visão integradora do desenvolvimento produtivo e a difusão da competitividade para gerar negócios dentro do setor de turismo. Foram utilizados como referência os Planos de Desenvolvimento do Turismo dos estados do Rio Grande do Norte, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul. A sua concepção é composta por 9 etapas, abrangendo desde a fase preparatória até a estruturação do portal web, passando pelas fases de diagnóstico, planejamento estratégico, planos táticos, de comunicação e marketing e de monitoramento. Na etapa do diagnóstico foi realizada uma análise do turismo paraibano do passado e presente, com a coleta, tabulação, consolidação e análise de dados. Foram produzidos 16 relatórios subdivididos em 4 blocos, que contemplam a coleta de informações sobre aspectos econômicos, infraestrutura básica, aspectos socioambientais, patrimônio histórico-artístico-cultural, oferta turística, governança institucional para o turismo, políticas públicas e ordenamento legal, participação social (ESG) e o mapa turístico paraibano, entre outros dados.
Recentemente foi concluída a Etapa 3 – Planejamento Estratégico, na qual foram propostos 70 projetos estratégicos, tendo como base as macrotendências e cenários delineados para o turismo da Paraíba, incluindo uma visão para o Brasil e para o mundo. Atualmente está sendo desenvolvida a Etapa 4 – Planos Táticos, na qual serão delineadas as ações a serem realizadas pelo Governo do Estado para consecução dos objetivos estratégicos. Tais ações darão origem a três planos de investimentos, que deverão contar com abordagens específicas por parte da Gestão Pública do Turismo, abrangendo uma carteira de 40 projetos, assim distribuídos:
- Plano de Atração de Investimentos Privados para o Turismo – PAI-Tur: 15 projetos;
- Plano Estadual de Parcerias Público-Privadas para o Turismo – PPP-Tur: 5 projetos; e
- Pano Estadual de Investimento Público para o Turismo – PIP-Tur: 20 projetos.
O Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Paraíba engloba 7 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Assembleia das Nações Unidas. Os ODS 6, 8, 9, 12, 14, 15 e 17, que carregam as metas de Disponibilidade de Água Potável e Saneamento; Emprego Digno e Crescimento Econômico; Construir Infraestrutura Resiliente e Fomentar a Inovação; Consumo e Produção Sustentáveis; Vida Debaixo D’água; Proteção, Recuperação e Uso Sustentável dos Ecossistemas Terrestres e Fortalecimento de Parcerias e Meios de Implementação em Prol do Desenvolvimento Sustentável, são garantidos pelo projeto.
Principais atividades:
- Elaboração do Plano Executivo de Trabalho (PTE)
- Diagnóstico
- Planejamento Estratégico
- Planos Táticos
- Plano de Monitoramento de Execução
- Plano de Comunicação
- Plano de Marketing e Promoção
- Sinalização Turística