Aplicação de GIS e BIM em projetos de contenção de encostas

  • Uso de ArcGIS para desenvolvimento dos projetos
  • |
  • Aplicação de ferramentas do TPF Tools

Área de atuação

Projetos

Especialidade

Desenvolvimento Urbano

Abrangência

Recife (PE)

Período

2023 - 2025

Escopo

Elaboração de Projeto Executivo de Engenharia para contenção de encostas e urbanização em áreas de riscos, visando a redução de deslizamentos, na cidade do Recife (PE).

A Encosta Vila dos Milagres abrange uma área equivalente a cinco campos de futebol, mas a periculosidade das encostas desse local coloca mais de 180 casas e 700 pessoas em risco. No ano de 2022, em decorrência das fortes chuvas, a região registrou o maior número de fatalidades do Recife. A TPF Engenharia elaborou o projeto de urbanização e contenção desta encosta, apresentando soluções inteligentes para os desafios enfrentados. As principais dificuldades foram a alta densidade populacional, a ausência de saneamento, um sistema de drenagem precário, o despejo inapropriado de resíduos sólidos e uma vegetação desfavorável à estabilidade.

Um dos grandes destaques do projeto foi a aplicação do Sistema de Informações Geográficas (GIS) atrelado ao Building Information Modeling (BIM), uma solução da empresa Environmental Systems Research Institute, Inc. (Esri). A combinação fornece uma visão integrada do ambiente construído ao combinar as funções de análise geoespacial GIS com as informações detalhadas e precisas em ambiente BIM. Com o auxílio do ArcGIS Online da ESRI, uma poderosa tecnologia GIS, foram acessados milhares de conjuntos de dados e mapas selecionados, que foram explorados e compartilhados no projeto. Condensar os modelos em um ambiente único e a facilidade de compartilhamento para as partes interessadas são algumas das vantagens da utilização do BIM e GIS. Além disso, o uso do dashboard fornece uma melhor visualização dos elementos dimensionados no modelo, assim como uma maior acessibilidade do modelo BIM sem o cliente necessitar de um software para projetos.

O modelo da encosta foi construído com o auxílio do BIM atrelado ao GIS. Ele conta com uma tabela de atributos, cujas informações foram transportadas para o modelo 3D através do Property Sets, ferramenta do nosso TPF Tools, um plugin incorporado no Civil 3D. Foi aplicado, também, o Plano de Qualidade do Produto (PQP) aliado ao Plano de Execução BIM, que direciona o fluxo de informação da modelagem, além de estabelecer os agentes envolvidos na elaboração, coordenação e controle de qualidade do projeto.