24 de abril de 2024
Conheça os projetos vencedores da quarta edição do Prêmio de Inovação da TPF Engenharia
O Prêmio de Inovação é um dos principais braços do TPF Labs, o grande acelerador de inovação da TPF Engenharia. O concurso acontece anualmente e tem como objetivo dar voz às boas ideias que surgem no nosso ambiente empresarial. Conectamos o colaborador que tem um problema a solucionar com aquele que conhece uma solução, acelerando projetos alinhados com a nossa estratégia.
A iniciativa premia os projetos criados por colaboradores de qualquer setor, facilitando um ambiente de aprendizado e constante evolução de todo nosso time. A quarta edição do concurso contou com um recorde de inscrições, atingindo a marca de mais de 100 iniciativas submetidas. O número ultrapassou todas as edições anteriores do programa, reforçando sempre o crescente comprometimento da nossa equipe com a inovação.
O concurso é realizado a partir de três categorias: “Simples e Eficaz!”; “Tive uma ideia!”; “Testado e aprovado!”. As premiações da quarta edição do Prêmio de Inovação foram entregues durante a Confraternização da TPF Engenharia em dezembro de 2023. Nesta edição, houve pela primeira vez as ‘menções honrosas’ de cada categoria. Demos o devido destaque a outros trabalhos que embora não tenham se classificado em nenhuma colocação, chamaram a atenção pela inovadora iniciativa.
Simples e eficaz!
O objetivo da categoria é encontrar uma melhoria simples, rápida, barata e facilmente replicável. Dessa forma, o projeto vencedor foi o “Fábrica de Propostas”, conduzido e criado pela equipe de colaboradoras da equipe comercial da TPF, composta por Laura Milet, Palloma Lima, Nathalia Lima, Emilayne Rocha e Maria Luisa Mestrener. A iniciativa corresponde a um banco que armazena e reúne materiais utilizados como a base para elaboração de proposta técnicas, que integram o processo de contratação no âmbito público e privado. O banco funciona como um Gestor Eletrônico de Documentos – GED, que possibilita uma busca facilitada, agilizando a localização do material que integrará a proposta técnica, gerando uma maior produtividade e melhoria contínua.
Premiados da categoria:
1º lugar “Fábrica de Propostas”, de Laura Milet, Palloma Lima, Nathalia Lima, Emilayne Rocha e Maria Luisa Mestrener
2º lugar “Utilização da ferramenta Potree para visualização de nuvem de pontos através do navegador de internet, de Vitor Magalhães
3º lugar “Automação da Base Cartográfica para Serviços de Limpeza Urbana”, de Camila Nascimento
Menção Honrosa: “Criação de Street-View em ruas/vielas, para elaboração de projetos de infraestruturas urbanas de CIS (Comunidades de Interesse Social”, de Vitoria Sandrelly, Joao Chaves, Gustavo Simões, Erika Alves e Gabriela Martins e “Processos Judiciais com IA”, da equipe de Igor Felix, José Mateus Moura, Carlos Ivan, Carla Andrezza e Jose Carvalho
Tive uma ideia!
Já na categoria “Tive uma ideia”, para projetos que ainda não foram desenvolvidos ou ainda não foram concluídos, o vencedor foi o PavimentAI: Detecção Inteligente de Patologias em Rodovias, desenvolvido pelos colaboradores Vitor Matheus, Katia Cavalcanti, Roger Azevedo, Isaque Barros e Carlos Ivan. O PavimentAI está focado no desenvolvimento de um detector automático de defeitos em pavimentos, fazendo uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA).
Seu principal objetivo é oferecer uma solução eficaz para aprimorar o Levantamento Visual Contínuo (LVC), um procedimento técnico crucial para identificar defeitos na superfície da pista de rolamento do pavimento e, assim, analisar sua condição. Utilizando recursos de Visão Computacional, é capaz de identificar e quantificar uma variedade de defeitos no pavimento, incluindo trincas de diversos tipos, panelas, desgastes e outros.
Premiados da categoria:
1º lugar “PavimentAI: Detecção Inteligente de Patologias em Rodovias”, de Vitor Matheus, Katia Cavalcanti, Roger Azevedo, Isaque Barros e Carlos Ivan.
2º lugar “TPF Tools: produtividade ao alcance de todos”, de Thiago Dantas, Luiz Silva, Carlos Ivan, Anna Júlia Ribeiro e Artillis Prado.
3º lugar “Novo uso do PCA em monitoramento de barragem de rejeitos”, Augusto Borges, Luiz Felipe Barbosa, Lucas Costa, Guilherme Antunes e Nicoly Souza.
Menção honrosa: “MobIA”, da equipe Maria Gabriela Claudino, Cecília Sabat, Carlos Ivan e Vitor Matheus e “Sistema Rápido de Consultas”, de Allan Lima, Nathalia Lima e Lais Koga
Testado e aprovado!
A categoria “Testado e aprovado!” abrange projetos que já foram implementados e obtiveram resultados. Nesta, os colaboradores Juliana Scanoni e Sanderllan Costa consagraram-se vencedores com o projeto “TPFGeo – Gestão Integrada: GeoBIM no gerenciamento de grandes obras”. A iniciativa aborda o GeoBIM, uma solução da empresa Environmental Systems Research Institute, Inc. (ESRI). Ele possui uma visão integrada do ambiente construído ao combinar as funções de análise geoespacial do SIG com as informações detalhadas e precisas em ambiente BIM.
A integração entre o GeoBIM e o CDE representa um avanço significativo na gestão de projetos de construção, permitindo uma sinergia entre a análise geoespacial avançada e a colaboração centralizada de dados. Essa integração promove uma compreensão mais ampla e detalhada dos projetos, unificando os dados e fornecendo um ambiente colaborativo, reforçando a transparência, a redução de retrabalho e aprimora a precisão ao longo do ciclo de vida do projeto.
Premiados da categoria:
1º lugar “TPFGeo – Gestão Integrada: GeoBIM no gerenciamento de grandes obras”, de Sanderllan Costa e Juliana Scanoni
2º lugar “Sistema de Gestão de Resíduos (SGR), Aplicando Inteligência Artificial à Gestão de Documentos”, de Nathália Meira, Lyvia Gama, Luiz Malagueta, Victor Almeida e Regina Gomes
3º lugar “Integração de plataforma de geoprocessamento (QGIS) e python para automatização de monitoramentos e obtenção de indicadores operacionais”, de Amanda Marcelle, Artillis Prado, Lucas Costa, Carlos Ivan e Emmanoel Beltrao.
Menção honrosa: “TPFGeo – Estudo de Áreas Potenciais Utilizando Machine Learning”, da equipe composta por Sanderllan Costa, Walter Lucena, Tarcisio Albuquerque e Sandro Silva e o projeto “Desenvolvimento da Visão Geográfica para Gerenciamento de Obras”, de Lucas Costa, Sanderllan Costa, Felipe Barros e Nathalia Gonsalves
Outro diferencial da edição de 2023 do Prêmio de Inovação foi o ‘Prêmio Inspiração’, no qual os colaboradores votaram em um líder que consideram de grande impacto na empresa, responsável por apoiar grandes ideias e que sempre conta com disponibilidade para auxiliar a quem precisa. O gerente de projetos Bruno Marcionilo foi o vencedor da honraria.
Marcionilo é engenheiro civil e Mestre em Recursos Hídricos e Tecnologia Ambiental pela Universidade de Pernambuco. Iniciando na TPF ainda como estagiário, ele já integra nosso time há quase 20 anos, atuando em diversos projetos, com ênfase nas áreas de saneamento e recursos hídricos.