• +21 milhões de pessoas atendidas
  • +20 municípios da região metropolitana de São Paulo abrangidos
  • +50 contratos gerenciados/fiscalizados

Especialidade

Saneamento

Área de atuação

Supervisão e fiscalização

Abrangência

Região Metropolitana de São Paulo - SP

Período

2018 - 2022

Escopo

Gerenciamento, fiscalização e assessoria técnica do Projeto Tietê, o maior programa de saneamento ambiental do Brasil, que tem por objetivo a revitalização progressiva do rio Tietê por meio da ampliação e otimização do sistema de coleta, transporte e tratamento de esgoto.

Criado em 1992, o Projeto Tietê – maior programa de saneamento ambiental do Brasil – tem como objetivo contribuir para a revitalização progressiva do Rio Tietê por meio da ampliação e da otimização do sistema de coleta, transporte e tratamento de esgotos na bacia do rio. Trata-se, portanto, de um programa de saúde pública que contribui significativamente para elevar a qualidade de vida da população em sua área de abrangência.

Dada a complexidade e o porte dos investimentos necessários para o cumprimento de seu objetivo, o Projeto Tietê foi distribuído em quatro etapas. Atualmente, estão em execução a terceira e a quarta. Com investimentos estimados em aproximadamente US$ 2,5 bilhões, a quarta e última etapa do projeto visa universalizar a coleta e o tratamento de esgotos na região metropolitana de São Paulo.

Linha do tempo do Projeto Tietê
Linha do tempo do Projeto Tietê

Em 2018, o consórcio liderado pela TPF Engenharia com a Engecorps foi contratado pela Sabesp para gerenciar, fiscalizar e prestar assessoria técnica na finalização da terceira etapa e em toda quarta etapa do Projeto. Dentre as atividades desempenhadas pelo consórcio, destaca-se o gerenciamento dos processos inerentes à implantação dos empreendimentos/obras, que envolve atividades de mapeamento, modelagem e controle dos processos operacionais em todas as fases de cada empreendimento (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento).

Para otimizar a gestão dos contratos, desenvolvemos um sistema de gestão integrada dos empreendimentos/obras, o PLUG (Plataforma Única de Gerenciamento). A plataforma consiste em um ambiente web online na forma de um SaaS (Software as a Service) e um aplicativo móvel para coleta de dados, que abrange:

  • Registro de informações contratuais
  • Acompanhamento de cronograma
  • Acompanhamento de processos de liberações ambientais, dominiais e de outras possíveis interferências à execução da obra
  • Medição dos serviços executados
  • Processamento de informações gerenciais com indicadores de desempenho físico e financeiro
  • Cadastramento flexível de fichas de verificação da qualidade das obras, com preenchimento em campo via aplicativo móvel
  • Visualização geográfica das obras, que possibilita o acompanhamento do avanço físico-financeiro e identificação de interferências cadastradas
Visão geográfica do andamento das obras no PLUG
Visão geográfica do andamento das obras no PLUG

A integração estruturada de todas as informações do Projeto associada à utilização de ferramentas de BI (Business Intelligence) no PLUG torna mais eficiente a consolidação de resumos executivos e a elaboração de relatórios mensais de acompanhamento, dentre outros documentos necessários à gestão do programa.

Integração do Power BI com o PLUG
Integração do Power BI com o PLUG

O grande volume de obras contratadas impõe um desafio significativo às atividades de fiscalização compreendidas no Projeto Tietê. Somente na 4ª Etapa, estão previstos: a implantação de 540 km de interceptores, coletores e redes; a construção de mais de 400 mil ligações domiciliares; e a ampliação da capacidade de tratamento de esgoto em mais 6.000 l/s. Em relação à metodologia de execução, as obras lineares compreendem tanto metodologias tradicionais quanto não destrutivas (tubulações cravadas, túneis e travessias subterrâneas).

Essas atividades de fiscalização, desempenhadas com o auxílio do PLUG, contemplam: o planejamento, o acompanhamento de cronogramas, a liberação de frentes de serviços, a elaboração de boletins de medição, o preenchimento in loco de fichas de verificação da qualidade dos serviços, o acompanhamento de testes, o acompanhamento e a assessoria técnica à aquisição e montagem eletromecânica de materiais e equipamentos, a análise de “Data book”, a fiscalização ambiental, as atividades referentes a segurança e medicina no trabalho, o encerramento dos contratos, a assessoria técnica na pré-operação e operação assistida dos sistemas e a imobilização contábil dos ativos. Destaca-se também a fiscalização da implementação dos planos de gestão das obras, que incluem: plano de comunicação, plano de gestão ambiental, plano de gestão da qualidade e plano de gestão socioeducativo.

Atuar diretamente na ampliação dos sistemas de coleta e tratamento de esgotos de milhões de pessoas, que impacta diretamente a saúde e a qualidade de vida da população - além de reestabelecer a vida nos maiores rios de São Paulo - é extremamente enriquecedor e gratificante.   

Conceição Araújo, Coordenadora de Meio Ambiente