Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória

Área de atuação

Supervisão e fiscalização

Especialidade

Desenvolvimento Urbano

Abrangência

Vitória, Espírito Santo

Período

2022 - 2026

Escopo

Supervisão civil e socioambiental das obras e serviços de engenharia do Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória/ES.

O Consórcio TPF – Nova Engevix – Synergia foi contratado pela Prefeitura da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, para realizar a supervisão das obras civis, de contenções, infraestrutura e dos serviços de engenharia, incluindo serviços administrativos, do Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã.

O programa tem a finalidade de promover ações integradas para a geração de melhorias urbanas, segurança cidadã, e fortalecimento da gestão urbana no munícipio. As ações estão concentradas em 10 bairros mais vulneráveis da cidade, e incluem a construção de edifícios públicos (escolas, unidades básicas de saúde, centro de assistência social, dentre outros), ampliação da cobertura vegetal, estabilização de áreas de risco geológico, dentre outros.

O orçamento previsto para o Programa conta com um investimento de U$$ 100 milhões de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e U$$25 milhões de contrapartida do município, gerando um investimento total de U$$ 125 milhões de dólares. O consórcio tem atuação na supervisão civil e socioambiental das obras de: edificações públicas, obras de estabilização de áreas com risco geotécnico, escolas de ensino fundamental, requalificação urbana de parte da orla noroeste do município (Fase IA e IB – 5,24 km em extensão), entre outras.

A atuação do programa foi subdividida em três componentes principais:

Componente 1 – Desenvolvimento Urbano e Gestão Ambiental Sustentável

    • Subcomponente 1.1: Requalificação Urbana da Orla Noroeste:
    • Subcomponente 1.2: Sustentabilidade Ambiental Urbana e Redução dos Riscos Naturais:
    • Subcomponente 1.3: Modernização da Gestão Municipal

Componente 2 – Segurança Cidadã

    • 2.1 – Prevenção Social da Violência Juvenil
    • 2.2 – Fortalecimento da Guarda Municipal

Componente 3 – Gestão do Projeto

    • 3.1 – Gerenciamento e Supervisão de Obras
    • 3.2 – Monitoramento, Avaliação e Auditoria
    • 3.3 – Plano de Gestão ambiental e social

Metodologia de trabalho

Para a realização das atividades, a equipe do consórcio tem utilizado o módulo de Supervisão do Plug (Plataforma Única de Gerenciamento), solução da TPF Engenharia. Nele, são integradas informações levantadas em campo através do checklist fácil, provenientes dos diários de obras on-line, e outras imputadas no próprio sistema como: acompanhamento do cronograma físico-financeiro, resolução de não conformidades, valores processados de medições, desenvolvimento do andamento físico das obras, dados contratuais, previsão de término considerando recursos utilizados etc.

Todas as informações são coletadas “in loco” (online e offline) ou via web, sincronizadas com o banco de dados via conexão com a internet, e formatadas em um BI, indicando aos stakeholders os principais indicativos de qualidade, segurança do trabalho, meio ambiente, registros no diário de obras e execução das atividades.

    Obras da Orla Noroeste, Fase 1A (São Pedro a Ilha das Caieiras - 1,16 km), inclusas no Componente 1, Subcomponente 1.1 do Programa: Requalificação Urbana da Orla Noroeste
    Obras da Orla Noroeste, Fase 1A (São Pedro a Ilha das Caieiras - 1,16 km), inclusas no Componente 1, Subcomponente 1.1 do Programa: Requalificação Urbana da Orla Noroeste
    Projeto do Centro de Inteligência Municipal (CIM), incluso no Componente 1, Subcomponente 1.3 do Programa: Modernização da Gestão Municipal
    Levantamento de drone durante trabalho de campo nas obras da Orla Noroeste, Fase 1A (São Pedro a Ilha das Caieiras - 1,16 km), inclusas no Componente 1, Subcomponente 1.1 do Programa: Requalificação Urbana da Orla Noroeste

    Principais atividades

    Execução de serviços baseados em produtos

      • Relatórios de supervisão técnica de engenharia em serviços de obras (infraestrutura, contenções e edificações);
      • Relatórios técnicos socioambientais;
      • Consolidação de medições;
      •  Revisão de projeto em fase de obras, inspeções, apoio técnico nos projetos de engenharia, dentre outros.

    Informações relevantes contidas nos relatórios

      • Levantamento topográfico dos serviços executados (croquis, volumes e outros);
      • Análise do cronograma físico-financeiro;
      • Verificação de cumprimento de condicionantes ambientais;
      • Verificação da efetividade de controle de qualidade dos serviços executados pela construtora;
      • Verificação quanto ao cumprimento do projeto.