Estudos para modernização da planta industrial de fábrica têxtil
- Área construída de 26.000 m²
- |
- Estrutura do século XIX
Área de atuação
Projetos
Especialidade
Edificações
Abrangência
Bahia
Período
2023 - 2024
Escopo
Prestação de serviços técnicos especializados para levantamento de informações cadastrais, realização de vistoria, elaboração de estudos e relatório de diagnóstico, projetos básicos e executivos e plano de execução de obras levando em consideração a substituição das máquinas para fins de modernização da planta industrial de fábrica têxtil.
A TPF Engenharia é responsável pelo projeto de modernização da planta industrial da Companhia Valença Industrial. O prédio da CVI foi construído às margens do Rio Una em meados de 1844, em Valença, município do estado da Bahia. Sendo a primeira fábrica de indústria têxtil no Brasil, as instalações industriais apresentam uma área construída de aproximadamente 26.000m². No escopo, foi incluída a elaboração de relatórios de diagnóstico, o levantamento de dados técnicos, os projetos de fundação e superestrutura, o reforço e reconstituição de estruturas antigas, um novo sistema de coberta com fundação em estacas raiz, blocos de concreto, pilares e vigas metálicas e a requalificação do piso industrial. Houve, também, a elaboração de projetos elétricos, hidráulicos, sanitários e de instalação de utilidades para funcionamento dos equipamentos industriais.
Os principais desafios do projeto decorrem, principalmente, da idade da estrutura do prédio, assim como a limitação de informações cadastrais e técnicas sobre a edificação, seus equipamentos e instalações existentes. Diante dos desafios identificados, constatou-se a necessidade da elaboração de um projeto de fundação e estrutura para nova caldeira e para a nova coberta da área fabril, a ser executada em nível mais elevado que a atual, de forma a propiciar uma logística de execução sem necessidade de parada da fábrica.
Também foi identificada necessidade da elaboração de um sistema de fundação para os novos equipamentos, a exemplo de alvejamento contínuo, lavadeira, recuperadora de soda, mercerizadeira, entre outros, além de nova rede de instalações hidrossanitárias, de utilidades (rede de vapor, ar comprimido, água de processo e GLP) e de instalações elétricas (média tensão, baixa tensão, iluminação e tomadas) e requalificação do piso com a adoção de proteção adequada ao ambiente industrial, devido aos agentes químicos e altas temperaturas necessárias à produção têxtil.
O Retrofit da planta industrial ainda contemplou a construção de um novo eletrocentro, uma nova sala técnica de elétrica, um rearranjo da central de ar comprimido, a necessidade da retirada de pilares existentes nas áreas centrais da fábrica, um melhor dimensionamento das estruturas metálicas de pipe-rack, uma nova estação elevatória de esgoto bruto e a realocação de torre de resfriamento.
Foi realizado, ainda, o levantamento de estruturas degradadas localizadas em áreas com influência da variação do nível de curso d’água sob influência de maré. Para tanto, foi necessário o levantamento cadastral das estruturas com o uso de Scaniverse e modelagem 3D através do Revit. Além disso, foi incluído o uso de uma trena a laser para propiciar a elaboração do projeto executivo de reconstituição estrutural dessas áreas. O software utilizado para os cálculos relacionados à elaboração do projeto das estruturas foi o TQS.