Engenharia de Registros (EoR)
- 24 estruturas monitoradas
- |
- 6 minas atendidas
Área de atuação
Consultoria
Especialidade
Mineração
Abrangência
Brasil
Período
2020 - 2023
Escopo
Serviços de gestão e análise de registros de barragens e diques, incluindo inspeções e vistorias mensais, análises mensais da instrumentação de monitoramento e elaboração de Relatórios de Inspeção de Segurança Regular (RISR) com respectivas Declarações de Condição de Estabilidade – DCEs.
Em 2020, o Consórcio TPF Engenharia e TPF Consultores (representante do grupo TPF S.A. em Portugal) foi contratado por uma das maiores mineradoras do mundo para prestar serviços de gestão e análise de registros de estruturas. Com o objetivo de garantir um acompanhamento contínuo das operações de exploração e das condições de estabilidade das barragens e diques, nossa equipe é responsável por desenvolver Relatórios Mensais de Performance e Relatórios de Inspeção de Segurança Regular (RISR semestrais) de 24 estruturas monitoradas, além de emitir as suas respectivas Declarações de Condição de Estabilidade (DCEs).
Os Relatórios Mensais de Performance têm como foco a identificação dos aspectos positivos (que devem continuar a ser implementados) e negativos (que devem ser corrigidos) do comportamento das estruturas. Nesses relatórios são incluídas as informações sobre o tratamento e análise dos dados de monitoramento, as fichas fotográficas das inspeções de campo, o check list de inspeção (preenchido durante visitas de inspeção) e a avaliação das condições de segurança das barragens. Esse acompanhamento permite que a gestão das minas possa identificar e implementar medidas corretivas em tempo útil, garantindo a segurança da estrutura.
Em paralelo, a equipe de EoR da TPF elabora semestralmente os Relatórios de Inspeção de Segurança Regular (RISRs) das estruturas, documentos que compilam as informações contidas nos relatórios mensais, nos relatórios de inspeção de campo e os resultados das leituras da instrumentação, além de verificar se as medidas de melhoria definidas anteriormente – por determinação de órgãos públicos ou pelos pareceres mensais – foram implementadas.
Com base nas conclusões dos RISRs, nossa equipe emite as Declarações de Condição de Estabilidade (DCEs) das estruturas, classificando-as de acordo com os parâmetros de dado potencial associado e de categoria de risco estabelecidos pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e também pela Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (FEAM).
Cada etapa de elaboração dos relatórios demanda altos níveis de conhecimento técnico e atenção, necessários para garantir a segurança das estruturas e, principalmente, das populações que habitam os seus entornos.
Principais atividades desenvolvidas
- Realização de inspeções mensais de campo, cumprindo um check-list dos pontos críticos (acessos, aterro, órgãos de extravasão, órgãos de drenagem superficial, instrumentação, entorno do reservatório etc.)
- Elaboração mensal de pareceres técnicos das estruturas monitoradas
- Elaboração semestral dos Relatórios de Inspeção de Segurança Regular (RISRs) das estruturas monitoradas, com respectivas Declarações de Condição de Estabilidade (DCEs)
É gratificante participar de um trabalho que contribui com o aumento da segurança das barragens de mineração. Traz conforto para o Acionista e para a Sociedade.
Fernando Resende, Gerente de Produto