A TPF Engenharia está desenvolvendo projetos de engenharia de infraestrutura viária e de engenharia e arquitetura para a ampliação da capacidade da Linha Direta Inter 2 – Lote 3.1 – trecho entre a Estação Xaxim e o Terminal Hauer, integrante do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, capital do Paraná.
O projeto foi formalizado pela prefeitura da cidade em dezembro de 2020 e é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). São investimentos somados de US$ 133,4 milhões para todo o Programa, dos quais US$ 106,7 milhões financiados pelo BID e US$ 26,7 milhões em contrapartidas municipais.
As intervenções de mobilidade ligadas à Linha Inter 2 têm potencial para gerar 34,8 mil postos de trabalho em Curitiba, entre empregos diretos, indiretos e induzidos, ao longo dos cinco próximos anos.
O projeto também está alinhado à meta da cidade de buscar a neutralidade de carbono até 2050, estabelecida no Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), atendendo aos compromissos do Acordo de Paris e da Agenda 2030, de desenvolvimento sustentável, dos quais Curitiba é signatária.
O escopo de atuação da TPF Engenharia para ampliação da capacidade da Linha Direta Inter 2 incluem:
- Obras de engenharia viária:
– Requalificação e ampliação da capacidade da Linha Direta Inter 2, com extensão de 22,802 km;
– Laudo Técnico de Vistoria com diagnóstico e estudo de cargas para adequação, recuperação e reforço estrutural do Viaduto Av. Brasília/Francisco Derosso sobre a Linha Verde.
- Obras de engenharia viária com obra de arte especial:
– Projetos para alargamento do Viaduto Av. Brasília/Francisco Derosso x Linha Verde existente;
– Projetos para implantação de viaduto sobre a Linha Verde, que irá conectar a Rua José Gomes de Abreu à Rua Pedro Dorigo.
- Engenharia e Arquitetura:
– Projetos para implantação da estação Xaxim.
- Projeto de Unificação/Subdivisão de lotes:
– Desapropriação de 109 lotes.