8 de julho de 2024

Sob supervisão da TPF, primeiras 60 habitações do Bairro Novo do Caximba são inauguradas

Na última quarta-feira (03/07), foram entregues as primeiras 60 unidades habitacionais do Projeto de Gestão de Risco Climático (PGRC) Bairro Novo do Caximba, em Curitiba (PR). O diretor de desenvolvimento Luciano Borges, a gerente de produto Ana Oliveira e a coordenadora Taena Silva estiveram junto à equipe de campo durante a inauguração. O projeto representa a maior intervenção socioambiental da história recente da cidade e beneficiará 1.693 famílias que ocupam áreas de risco, das quais 1.147 receberão novas residências e outras 546 terão as suas atuais moradias requalificadas.

Com obras iniciadas em 2022, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, anunciou que mais de 900 casas já estão em construção para serem entregues aos futuros moradores, muitos destes que costumavam viver em residências de palafita.

O Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba é uma intervenção de recuperação socioambiental que começa com a relocação de famílias que ocupam, de forma irregular, a Área de Proteção Ambiental (APA) situada no encontro das Bacias dos Rios Barigui e Iguaçu, no extremo sul de Curitiba.

Contratada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), a TPF Engenharia, como parte do Consórcio TPF-Pentágono, apoia a supervisão de obras civis, macrodrenagem, recuperação e infraestrutura urbana do projeto. A solução proposta contempla um conjunto de intervenções voltadas para prioridades que envolvem saneamento, meio ambiente e infraestrutura urbana e social, assegurando a integridade da área de proteção ambiental e condições urbanísticas adequadas para a população.

A execução do PGRC teve início em 3 de outubro de 2022 e o projeto é dividido em sete fases. As fases 1 e 2, atualmente em andamento, preveem a construção de 752 unidades habitacionais, 12 comerciais e 12 vias. Todas as execuções são acompanhadas com um controle tecnológico rigoroso, incluindo a qualidade do concreto fornecido e do solo, atendendo às normas técnicas e objetivando manter um alto padrão de qualidade.

    Obras do PGRC das Fases 1 e 2, em outubro de 2023
    Entrega das primeiras casas do PGRC das Fases 1 e 2, em julho de 2024
    Evento de inauguração das primeiras casas do Projeto de Gestão de Risco Climático (PGRC) Bairro Novo do Caximba
    Equipe da TPF Engenharia, responsável pela supervisão das obras do Projeto de Gestão de Risco Climático (PGRC) Bairro Novo do Caximba