2 de maio de 2023
TPF leva mais um desafio para Hackathon da Escola de Engenharia da Mackenzie
A TPF Engenharia foi, pelo segundo ano consecutivo, uma das empresas participantes do Hackathon 2022 da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O evento tem por objetivo explorar o protagonismo dos estudantes, despertar habilidades técnicas e a liderança e criatividade, além de promover a conexão entre diferentes áreas do conhecimento, preparando ainda mais os alunos para o mercado de trabalho.
Durante uma semana, mais de 1.950 estudantes receberam 32 desafios promovidos por 27 empresas parcerias. Os participantes apresentaram soluções que vão desde a ideação, prototipação, validação de conceitos, análise de viabilidade, até a apresentação de um pitch.
A proposta da TPF Engenharia apresentou o desafio ‘Gestão de Projetos Complexos – Qual o Modelo de Governança e Gestão ideal a ser aplicado em um projeto complexo?’, onde os desafiados tiveram que levar em consideração pontos como ferramentas de gestão aplicáveis, gestão dos recursos (colaboradores, equipamentos, softwares, entre outros), possíveis riscos e como mitigá-los, e a gestão financeira do projeto. Foram 124 inscritos no desafio da TPF, divididos em 26 grupos.
Ao longo dos 5 dias, alguns dos nossos colaboradores forneceram mentoria presencialmente, esclarecendo as possíveis dúvidas às equipes. A avaliação foi feita em duas fases: a primeira entrega contou com a produção de um vídeo de até 7 minutos de cada grupo. Os selecionados nessa fase passavam para a seguinte, onde realizaram a apresentação final da solução.
Na última sexta-feira (28/04), a equipe vencedora foi divulgada durante evento de encerramento do Hackathon. A solução ganhadora foi desenvolvida pelos alunos Elias Soares, Gabriel Teixeira, Maria Eduarda Oliveira, Mayara Stefany e Rafael Pompeu, do curso de Engenharia de Produção. “Apresentamos uma solução estruturada baseada em metodologias ágeis, automatização de processos, gestão de riscos, gestão financeira e aplicação de ferramentas sólidas da qualidade. Muita dedicação, sinergia e horas a fio revisando o projeto!”, escreveu o estudante Gabriel Teixeira.