2 de maio de 2023

TPF leva mais um desafio para Hackathon da Escola de Engenharia da Mackenzie

A TPF Engenharia foi, pelo segundo ano consecutivo, uma das empresas participantes do Hackathon 2022 da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O evento tem por objetivo explorar o protagonismo dos estudantes, despertar habilidades técnicas e a liderança e criatividade, além de promover a conexão entre diferentes áreas do conhecimento, preparando ainda mais os alunos para o mercado de trabalho.

Durante uma semana, mais de 1.950 estudantes receberam 32 desafios promovidos por 27 empresas parcerias. Os participantes apresentaram soluções que vão desde a ideação, prototipação, validação de conceitos, análise de viabilidade, até a apresentação de um pitch.

A proposta da TPF Engenharia apresentou o desafio ‘Gestão de Projetos Complexos – Qual o Modelo de Governança e Gestão ideal a ser aplicado em um projeto complexo?’, onde os desafiados tiveram que levar em consideração pontos como ferramentas de gestão aplicáveis, gestão dos recursos (colaboradores, equipamentos, softwares, entre outros), possíveis riscos e como mitigá-los, e a gestão financeira do projeto. Foram 124 inscritos no desafio da TPF, divididos em 26 grupos.

Ao longo dos 5 dias, alguns dos nossos colaboradores forneceram mentoria presencialmente, esclarecendo as possíveis dúvidas às equipes. A avaliação foi feita em duas fases: a primeira entrega contou com a produção de um vídeo de até 7 minutos de cada grupo. Os selecionados nessa fase passavam para a seguinte, onde realizaram a apresentação final da solução.

Na última sexta-feira (28/04), a equipe vencedora foi divulgada durante evento de encerramento do Hackathon. A solução ganhadora foi desenvolvida pelos alunos Elias Soares, Gabriel Teixeira, Maria Eduarda Oliveira, Mayara Stefany e Rafael Pompeu, do curso de Engenharia de Produção. “Apresentamos uma solução estruturada baseada em metodologias ágeis, automatização de processos, gestão de riscos, gestão financeira e aplicação de ferramentas sólidas da qualidade. Muita dedicação, sinergia e horas a fio revisando o projeto!”, escreveu o estudante Gabriel Teixeira.

    Colaboradores da TPF Engenharia realizam mentoria presencial para participantes do hackathon
    O estagiário Eric Ravagnani e a gerente de produto Alana Stamford apresentando o resultado do desafio da TPF Engenharia no Hackathon da Escola de Engenharia da Mackenzie
    Equipe vencedora do desafio da TPF Engenharia
    Equipe da TPF com os professores do curso de Engenharia de Produção