19 de fevereiro de 2024
TPF Engenharia assina contrato que garante a realização de novo estudo de demanda da Nova Ferroeste
A TPF Engenharia garantiu a assinatura de mais um contrato atribuído a Nova Ferroeste, projeto que atuamos desde 2020. Na Prefeitura de Nonoai (RS), o nosso diretor de desenvolvimento André Jabir participou da cerimônia da assinatura, que garante a realização do Estudo de Demanda, permitindo a inclusão do Rio Grande do Sul no traçado da Nova Ferroeste. A contratação contempla a elaboração da documentação, bem como todo o trabalho de acompanhamento do pedido de autorização do ramal ferroviário. A proposta inclui a revitalização de um trecho já existente entre Erechim (RS) e Passo Fundo (RS) e a construção de um novo trecho.
A Ferroeste é uma ferrovia interestadual brasileira com 1.304km de extensão, cortando parte do Mato Grosso do Sul e do Paraná, e incluirá, a partir da assinatura do novo contrato, o estado do Rio Grande do Sul. Quando concluída, a ferrovia ampliará a capacidade de escoamento de granéis sólidos, granéis líquidos e de carga conteinerizada, em sua maioria para exportação, trazendo maior eficiência para essa operação logística e para o meio ambiente. Além disso, será o segundo maior corredor de grãos e containers do país.
As ferrovias são elementos vitais para o desenvolvimento regional e estadual em muitos países ao redor do mundo. Sua capacidade de transportar grandes volumes de carga de forma eficiente e econômica impulsiona o crescimento econômico e facilita a integração de regiões distantes. O novo traçado da Ferroeste conectará os municípios de Maracaju (MS) e Paranaguá (PR), criando também ramais entre Foz do Iguaçu (PR) e Cascavel (PR), e entre Cascavel e Chapecó (SC).
A TPF Engenharia vem inovando no projeto da Nova Ferroeste desde a assinatura de seu primeiro contrato relativo ao produto, efetuada em 2020. Fizemos uso de Inteligência Artificial (IA), por meio do Machine Learning aplicado em grande massa de dados (Big Data) para a determinação das melhores opções de rota da ferrovia, adaptado ao perfil topográfico complexo da região e com integração terminais e malha ferroviária já existente.
Os próximos passos do contrato incluem a formação de um grupo de Governança em nível estadual. Em seis meses, o estudo estará concluído para análise e definição das etapas que virão.
A oportunidade de uma ferrovia com um traçado ambiental e economicamente viável que conecte o RS ao Centro-Oeste brasileiro significa termos condições de produzir com ainda mais qualidade e competitividade, todos ganham.
Adriane Perin, prefeita de Nonoai
Foi uma verdadeira batalha. Conseguimos reunir um grupo que compreendeu a necessidade de reduzir os custos logísticos do RS. Entrar no projeto de expansão iniciado pelo Governo do Paraná é cortar caminho. De minha parte, segue o compromisso de trabalhar para tirar do papel no menor tempo possível.
Senador Luis Carlos Heinze