18 de outubro de 2019

Aplicação da Tecnologia BIM na TPF Engenharia

O desenvolvimento das atividades que fazem parte do ciclo de uma construção apenas com ferramentas tradicionais (como o AutoCAD) pode gerar erros, imprecisão, atrasos e incompatibilidade entre projetos de diferentes disciplinas. Isso ocorre devido à complexidade de gestão das informações envolvidas. A tecnologia Building Information Modeling (Modelagem de Informações da Construção, conhecida como BIM) foi concebida para automatizar o uso e a troca desses dados.

O BIM possibilita a confecção de modelos virtuais de uma edificação, que permitem melhor análise e controle de construções em todas as suas etapas. Esses modelos, conhecidos em inglês como Building Information Models, são a espinha dorsal da metodologia. Gerados por computador, eles fornecem dados precisos e integrados, necessários ao apoio de atividades de avaliação de projetos, fabricação de componentes, aquisição de materiais, realização da obra e operação e manutenção do empreendimento.

A Perspectiva Multidimensional da tecnologia BIM permite que esses modelos sejam alimentados com dados específicos (3D) para extração de informações relativas a agendamentos/cronogramas (4D); estimativas de quantidades, custos/orçamentos (5D); sustentabilidade ou Green BIM (6D); e Operação e Manutenção da edificação (7D).

As vantagens são inúmeras, mas introduzir a cultura do BIM demanda esforço. É preciso promover mudanças radicais em processos, rever conceitos, capacitar e treinar pessoal.

Colaboradores Matheus Castelo Branco, vencedor de Prêmio IEL de Estágio 2019 com o tema “Coordenação BIM de Projetos de Edificação”, e Alana Stamford, Master BIM Manager pelo Zigurat Global Institute of Technology.

Nós da TPF Engenharia temos compromisso com a inovação e utilizamos esse conceito na execução de alguns contratos, desde 2014. Já conseguimos mensurar as vantagens dessa implementação em itens como:

  1. Assertividade dos projetos;
  2. Redução de retrabalhos;
  3. Antecipação da visualização de eventuais problemas construtivos, bem como erros e omissões, antes do início da obra;
  4. Atualização automática de documentação quando da alteração de projetos;
  5. Geração automatizada de desenhos 2D a qualquer fase de desenvolvimento;
  6. Multidisciplinaridade na colaboração de projetos;
  7. Simulação da execução da obra no computador;
  8. Amenização de riscos associados a perdas de dados e informações;
  9. Compatibilização, levantamento de quantitativos, planejamentos e orçamentação mais consistentes.

Dentre os contratos que realizamos com apoio do BIM, estão:

  • Projeto de cinco unidades dos Centros de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Caruaru, com área construída total de 2.580 m²;
  • Gerenciamento e fiscalização das obras da UPAE Goiana e Upinha Campo Grande, com superfícies construídas de 3.376,10 m² e 721,31 m² respectivamente;
  • Supervisão da execução do Complexo Prisional de Araçoiaba, com área de construção de 6.249,33 m²;
  • Gerenciamento e fiscalização das obras da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), totalizando 32.343,36 m² de construção;
  • Projeto do Presídio de Palmares, com área construída total de 4.937,44 m²;
  • Projeto da Orla e Parque do Povo de Petrolina, cuja área total de intervenção ultrapassou 120.000 m²;
  • Projeto do Hospital do Idoso do Recife, possuindo área de construção total de 8.452,84 m²;
  • Projetos de duas unidades de Centros Comunitários da Paz (COMPAZ) em Recife – PE, com áreas totais construídas de 3.346,35 m² e 2.276,67 m²;
  • Cases da área de infraestrutura, tais quais: Projeto Hidroagrícola de Michoacán (México), Projeto Valle de Quibor (Venezuela), Projeto Executivo do Canal Vertentes, Modernização do Perímetro Irrigado de Moxotó, dentre outros.

Desenvolvemos projetos e modelos de disciplinas variadas sob o escopo da metodologia, dentre eles: arquitetura, estrutura, combate ao incêndio, cabeamento estruturado, instalações hidrossanitárias, elétricas e diversas outras. Com a compatibilização, houve garantia total do cumprimento dos objetivos propostos, possibilitando a sinergia no processo de desenvolvimento dos nossos produtos.