16 de outubro de 2023

O mercado de saneamento e a entrega de soluções técnicas inovadoras e eficientes

A aprovação da lei nº 14.026/2020, que institui o chamado “Novo Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil”, estabeleceu uma meta ambiciosa para a sociedade brasileira: a universalização do saneamento básico até 2033. A urgência do tema é justificada: o acesso à água potável e a correta gestão do saneamento são aspectos transformadores para a saúde e a qualidade de vida das pessoas. 

A TPF Engenharia tem colaborado ao longo de sua história para a realização de importantes projetos de saneamento no Brasil. Apoiamos tanto clientes públicos quanto privados, por isso temos uma visão integral dos desafios relacionados ao setor. Essa experiência combinada à nossa capacidade de inovar permite que entreguemos aos nossos clientes projetos de elevado padrão.  

Um exemplo que podemos destacar foi a recente entrega para a Iguá Saneamento, onde realizamos os projetos básicos e executivos para melhorias no funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barra da Tijuca, principal unidade operacional da empresa no Rio de Janeiro. Com a aplicação da metodologia BIM combinada à ferramenta de Realidade Aumentada (RA), garantimos a visualização em real grandeza dos projetos desenvolvidos, levando em consideração as instalações e estruturas pré-existentes. 

Outro case de sucesso no setor é o gerenciamento da quarta etapa do Projeto Tietê, em São Paulo, com mais de 50 contratos em fiscalização. Nossa atuação nas obras e serviços inclusos no Projeto – o maior programa de saneamento do Brasil – tem apoiado a Sabesp no atendimento de mais de 21 milhões de pessoas.  

Mais recentemente, abraçamos mais um desafio: a realização de projetos para os Sistemas de Abastecimento D’água (SAA) e Esgotamento Sanitário (SES) de comunidades do Rio de Janeiro, entre elas Salgueiro, Vidigal e Chácara do Céu. Propor uma solução técnica simples e eficiente para atender a região será um grande diferencial para o nosso portfólio de atuação. 

    Visita técnica no complexo do PPG (Pavão-Pavãozinho-Cantagalo)
    Visita técnica no complexo do PPG (Pavão-Pavãozinho-Cantagalo)

    Para nos mantermos na vanguarda do desenvolvimento de soluções em saneamento, será preciso estar não só atentos ao mercado, mas também às inovações e ao que está sendo feito no exterior, a fim de ‘tropicalizar’ experiências. Continuar não só próximo do cliente para entender suas necessidades, como trazer alternativas mais econômicas, inovadoras e eficientes. Por vezes o investimento inicial é maior, mas o retorno vem lá na frente. É o mais importante a ser feito hoje. 

    Rogerio Dias, Diretor de Desenvolvimento da TPF Engenharia, para a Revista O Empreiteiro