7 de outubro de 2022

Engenheiro da TPF apresenta em Boston projeto para monitoramento de chuvas no Recife

O engenheiro Alexson Caetano, colaborador da TPF Engenharia, juntamente ao engenheiro Gastão Cerquinha, estão em Boston, Massachusetts (EUA) aprimorando uma solução desenvolvida por eles que ajudará a reduzir o impacto das marés no Recife (PE).

A capital pernambucana foi impactada por fortes chuvas durante o primeiro semestre, deixando mais de 100 vítimas e milhares de pessoas desabrigadas. Outras cidades da Região Metropolitana também foram afetadas.

A ideia é identificar quais regiões estão vulneráveis e de que forma as marés refletem nos alagamentos das vias da capital pernambucana, em períodos de chuva. A iniciativa é do Tiradentes Institute, do Grupo Tiradentes, via Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), em parceria com a Prefeitura do Recife. Os engenheiros executarão o projeto ao longo de dez meses.

Massachusetts é referência em inovação. Alexson e Gastão visitaram o conceituado Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Massachusetts (Umass Boston), para apresentações do projeto e visitas técnicas. Recebidos por Rogério Feris, gerente no laboratório da IBM-MIT, os visitantes mostraram o projeto e tiraram algumas dúvidas, foram apresentados às experiências e dos trabalhos desenvolvidos no MIT, e discutiram caminhos/dificuldades para a modelagem em modelos de aprendizagem de máquina (machine learning).

    O projeto propõe métodos de zoneamento, monitoramento e mitigação dos impactos das marés em Recife. Os engenheiros irão analisar o sistema e construir um modelo computacional hidrodinâmico, utilizando softwares, para simular o comportamento da rede de galerias e o impacto de determinado volume de água, gravidade e pressão atmosférica.

    Com esse trabalho, será possível ver em tempo real, de acordo com as precipitações, quais áreas serão alagadas. As soluções incluem adaptação de casas, criação de bacias de detenção, aterrar algumas áreas, entre outras.

    A experiência aqui em Boston tem sido de muito aprendizado. Participei de reuniões com pesquisadores que trabalham com soluções para enfrentamento das inundações e as mudanças climáticas. Eles puderam contribuir com as experiências implantadas/planejadas para Boston e que podem ser alternativas para as cidades brasileiras costeiras. Também, visitei uma região na cidade que é uma área piloto preparada para ser resiliente as inundações e efeitos das marés. A agenda continua em outras universidades (MIT e Northeastern University) e na Water and Sewer Comission e Planning and Development Agency

    Alexson Caetano