31 de outubro de 2022

Eduardo Scalia fala sobre inovação em entrevista para O Empreiteiro

A TPF tem a inovação no seu DNA. Como diz o CEO de nossa empresa, João Recena, um dos principais deveres de nossas lideranças é manter a mente de nossos colaboradores atualizada e criativa. Nesta entrevista para a Revista O Empreiteiro (aqui na íntegra), Eduardo Scalia, Diretor de Gestão e Finanças, conta como o foco em inovação permite que a TPF Engenharia se adapte rapidamente a diferentes cenários e navegue com tranquilidade em um mundo digital.

Qual a visão da TPF em relação à evolução da engenharia no Brasil?

ES: Entendemos que o mercado de engenharia consultiva no país ainda é muito incipiente quando o assunto é inovação. Conceitos como Agilidade, Teletrabalho, Computação em Nuvem, Automação, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Captura da Realidade, BIM e Internet das Coisas definitivamente chegaram para transformar a forma como desenvolvemos nossos projetos, supervisionamos nossas obras e gerenciamos os grandes programas de investimentos e ativos de nossos clientes. O futuro com certeza passa pela Transformação Digital das empresas e devemos estar preparados para isto.

No entanto, enxergamos que nosso mercado ainda apresenta uma postura muito conservadora e que reage de maneira muito lenta perante todo este processo. A TPF, pelo contrário, encara isto como uma excelente oportunidade para, com bastante inovação em nossos serviços, acelerar nosso crescimento e ocupar uma parcela ainda maior do mercado nacional.

Como você vê o local da TPF Engenharia dentro do mercado de engenharia consultiva brasileira?

ES: Nosso planejamento estratégico define nossa visão de maneira muito clara: “Ser referência na engenharia brasileira em qualidade e inovação”. É nisso que acreditamos e que pautamos todas as nossas ações. Procuramos sempre estar na vanguarda do mercado, com obsessão em trazer o que há de melhor para nossos clientes.

É com essa resiliência e espírito positivo que crescemos ano após ano e nos consolidamos como um dos grandes players nacionais de nosso segmento. Atualmente, contamos com forte presença em quase todo o território nacional e estamos prontos para continuar essa jornada com muito amor e afinco pela melhoria da engenharia consultiva brasileira.

Como a TPF conseguiu ter um bom desempenho diante da crise (pandemia + crise econômica)? 

ES: Apostamos no teletrabalho e na cadeia de coordenação. Desde o princípio da pandemia que já contávamos com um escritório virtual próprio e com nossos colaboradores trabalhando de suas casas, apenas os serviços essenciais alinhados a alguns clientes que continuaram presenciais. Nossas lideranças mantiveram a coordenação dos trabalhos, reforçamos os ritos de gestão, como reuniões diárias das equipes, sprints de planejamento contínuos, e confiamos na capacidade de nossos colaboradores para enfrentar ao novo cenário de pandemia. Posso dizer com orgulho que nos adaptamos rapidamente e que estamos tirando proveito das lições desta pandemia.

Como você enxerga a evolução da TPF Engenharia em relação à inovação e uso de tecnologias?

ES: Desde quando cheguei a TPF, há oito anos, ainda como estagiário, que me sinto estimulado a inovar. Nos corredores e cafés da empresa, pude sempre encontrar com pessoas criativas e com muita disposição de ajudar uns aos outros.  Um ambiente muito favorável para experimentação de novas ideias e para implantação de novas tecnologias. A TPF tem a inovação no seu DNA.

Nos últimos anos, tomamos partido deste DNA de forma mais estruturada, a partir da criação e desenvolvimento de nosso programa de aceleração da inovação, o TPF Labs. Seu objetivo é dar voz às boas ideias que florescem no nosso ambiente empresarial, conectar o colaborador que tem um problema para resolver com aquele que conhece uma solução e acelerar um portfólio de projetos alinhados com a nossa estratégia. A partir do TPF Labs, convocamos todos os inquietos do time a apoiar a empresa com diversas iniciativas de fortalecimento de nossa cultura organizacional de inovação. A resposta foi imediata, contamos com mais de 50 projetos acelerados no último ano, todos eles gerando valor a empresa e aos nossos clientes. Não faltou criatividade e objetividade ao nosso time de inquietos!

Aliado a esta cultura, temos um forte investimento em tecnologia. Formamos uma equipe interna para desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, um núcleo de inovação e contamos com grandes parceiros do Porto Digital da cidade do Recife. Um time com visão expandida para proporcionar a cada serviço que prestamos um leque de soluções tecnológicas.

Por que a TPF Engenharia se diferencia de outras empresas quando falamos em caráter inovador?

ES: Apostamos na qualidade adquirida ao longo dos anos de nossos consultores mais experientes, impulsionados pela juventude de nossos jovens consultores. Ou seja, a inovação é focada nas pessoas. Como sempre diz nosso CEO, João Recena, é nosso dever fazer com que cada colaborador da TPF mantenha a mente jovem, e, para isto, nossa cultura de inovação é nossa arma secreta para superar os obstáculos que vem pela frente. A mente jovem de nossos colaboradores é que permite nos adaptar rapidamente a diferentes cenários e a navegar com tranquilidade nesse novo mundo totalmente digital.

Além disto, contamos também com toda a conexão do Grupo TPF, presente em mais de 40 países. Assim, conseguimos aportar as melhores experiências para nossos clientes e participar de uma rede global de consultores. Exemplo vivo disso, nossa consolidação no mercado nacional de mineração, que se iniciou com uma bela parceria com nossos colegas portugueses, com vasta troca de experiência e tecnologias no segmento. Atualmente, em pouco mais de 2 anos de atuação nesse segmento, estamos envolvidos em mais de 90 estruturas de rejeitos no Brasil e mais de 60 colaboradores dedicados exclusivamente com a matéria.

Qual projeto mais recente tocado pela TPF que podemos destacar na utilização da inovação em seus processos?

ES: Desenvolvemos recentemente o Estudo de Viabilidade Técnico-Operacional, Econômico-Financeira, Ambiental e Jurídico para a implantação e/ou readequação da Nova Ferroeste. Acredito que conseguimos inovar em dois importantes aspectos do estudo.

O primeiro se refere a governança de gestão do trabalho como um todo, na qual contamos com uma gestão à vista diferenciada para nosso cliente por meio de dashboards interativos desenhados no Power BI, comitês estratégico e técnicos com papeis e responsabilidades claras para cada especialidade do estudo, bem como um ambiente híbrido de gerenciamento de projetos favorável à colaboração e acompanhamento sistemático das atividades. Desta forma, fomentamos a completa transparência e colaboração com os stakeholders do empreendimento, bastante elogiada por nosso cliente, e utilizamos técnicas tradicionais e ágeis de gerenciamento de projetos para melhor condução do estudo. A tradição da TPF de formar bons gerentes de projetos em ação.

E o segundo aspecto sim, muita tecnologia e inovação! Contamos com o uso de Inteligência artificial que, por meio de um modelo de Machine Learning desenvolvido através das linguagens Python e ArcPy, foi capaz de identificar as melhores áreas para implantação da Nova Ferroeste e definir os corredores de menor custo acumulado levando em consideração aspectos construtivos, ambientais e operacionais. O modelo realizou a determinação das melhores opções da rota da ferrovia, adaptando-se ao perfil topográfico complexo da região e com integração dos terminais e malha ferroviária já existente, o que nos levou ao melhor traçado possível para esta importante ferrovia do país. Um banho de tecnologia nos métodos mais tradicionais de definição de traçado de ferrovias.

Quais os próximos passos que a TPF pretende atingir nesse mercado? 

ES: Queremos nos manter na vanguarda do mercado quando o assunto for qualidade e inovação, e nos destacar como empresa criativa e inovadora. Apostamos nas pessoas de nosso time e em uma forte cultura orientada a inovação.

Estamos bastante focados em:

  • Avançar na combinação de metodologias tradicionais e ágeis de gestão de projetos, capacitando nossas lideranças na matéria, aplicando sistemas de informação cada vez mais robustos e fomentando o uso de nosso escritório virtual;
  • Explorar cada vez mais a computação em nuvem, a automação, a inteligência artificial e a ciência de dados para tornar nossos processos mais eficientes;
  • Avançar no uso de ferramentas como Drones, câmeras 360º e laserscan para captura da realidade, deixando de lado os métodos tradicionais de levantamento;
  • Adotar o BIM como pilar de desenvolvimento de nossos projetos em todas as suas dimensões, contando sempre com o aprimoramento de nossa metodologia própria de desenvolvimento de projetos;
  • Continuar incentivando o uso da Internet das Coisas e, sempre que possível, agregar sensores que nos permitam rastrear atividades
  • Expandir nosso TPF Labs e aproveitar as grandes ideias e soluções que nossos inquietos vêm desenvolvendo para empresa e seus clientes

Quais novos projetos que você já pode destacar que terão grande impacto para o portfólio da TPF?

ES: Por se tratar de um produto atualmente em minha diretoria, não poderia deixar de comentar no PLUG – Plataforma Única de Gerenciamento da TPF. Trata-se da nossa experiência em sistematizar o conhecimento em gerenciamento de grandes obras e de programas de investimento, por meio de uma plataforma web flexível, única e exclusiva para cada grande projeto que temos o papel de gerenciar, de sermos o que se chama de “Engenharia do Proprietário”.

Ao longo dos últimos 4 anos, temos aprimorado a combinação de ferramentas de destaque de nosso mercado tais como MSProject, Smartsheet, Power BI e Google Maps, com o desenvolvimento de soluções próprias com o DNA da TPF, em um único ambiente totalmente on-line e customizado especificamente para cada um de nossos clientes. Assim aliamos a experiência da TPF, as melhores soluções de mercado, com a experiência e necessidade específica de cada cliente.

Atualmente, o PLUG conta com 6 módulos básicos:

  • Planejamento Monitoramento e Controle: Módulo que possibilita o uso dos conceitos de EAP, cronogramas e caminhos críticos para planejar, monitorar e controlar todos as ações necessárias do Programa;
  • Aquisições: Módulo que possibilita o monitoramento de todas as contratações necessárias ao andamento do Programa, desde a contratação de projetos, serviços de engenharia e obras;
  • Engenharia: Módulo que permite a colaboração no desenvolvimento de projetos e a gestão eletrônica de documentos, com foco na qualidade técnica dos projetos de engenharia;
  • Financeiro: Módulo que permite a gestão financeira de múltiplos contratos, desde o cadastro de todas as informações contratuais, gestão de medições, aditivos e reajustes, bem como se adaptar a quesitos mais específicos de cada cliente;
  • Supervisão de Obras: Módulo que combina Diário de Obras On-line, checklists de qualidade flexíveis, levantamento de ambientes virtuais por meio de drones, câmeras 360º e Laserscan para garantir a qualidade de execução das obras fiscalizadas pela TPF;
  • Business Intelligence: Módulo que permite a visualização em dashboards de todas as informações dos bancos de dados do PLUG e de fontes externas criadas no desenvolvimento dos trabalhos, inclusive de modelos em BIM e visualização geográfica em 2D.

O PLUG já foi utilizado e validado em vários de nossos serviços de gerenciamento e supervisão de obras nos últimos anos. Sua flexibilidade e agilidade de implantação vem se destacando cada vez mais perante nosso mercado. Temos um produto pronto para otimizar o gerenciamento de projetos de nossa indústria, a partir de um portal on-line produzido especificamente para que cada um de nossos clientes possam experenciar e usufruir de todos os produtos digitais de nossa carteira tecnológica.