20 de abril de 2023

Conheça os vencedores da 3ª edição do Prêmio de Inovação

O TPF Labs é um dos motores da inovação na TPF Engenharia. Seu objetivo é dar voz às boas ideias que florescem no nosso ambiente empresarial, conectar o colaborador que tem um problema para resolver com aquele que conhece uma solução e acelerar projetos alinhados com a nossa estratégia.

Uma das principais ações do programa é o Prêmio de Inovação, concurso anual que premia iniciativas inovadoras inscritas por qualquer pessoa da empresa, facilitando um ambiente de aprendizado e constante evolução de nossa equipe. A terceira e mais recente edição do prêmio contou com três categorias:

“Tive uma ideia!”: proposta de projeto que ainda não foi desenvolvido ou ainda não foi concluído.

“Testado e aprovado!”: projeto que já foi implementado e que já deu resultados

“Simples e eficaz!”: melhoria simples, rápida, barata e facilmente replicável

Para a categoria ‘Tive uma ideia’, o projeto que recebeu o primeiro lugar foi “Uso da inteligência artificial para reconhecimento de tipos de resíduos”, do colaborador Lucas Costa, que atua no gerenciamento da CCO (Central de Controle Operacional). A CCO planeja, monitora e fiscaliza a operação dos serviços de coleta e limpezas urbanas do Recife. A partir da necessidade de monitorar a coleta de resíduos diferenciados (poda) e volumosos (RCC e entulho), que necessitam da verificação da imagem de execução da limpeza, realizada manualmente, surgiu a ideia do projeto: desenvolver uma inteligência artificial capaz de reconhecer tipos e quantidade de resíduos, para posteriormente criar um algoritmo capaz de usar esses índices para gerar relatórios de execução.

Para isso, é necessário coletar o maior número de imagens da execução dos serviços, classificá-las e treinar a IA. Com o treinamento correto, é possível automatizar o processo de verificação de execução, abrindo a possibilidade dos relatórios de limpeza e produtividade serem gerados de maneira inteiramente automática e independente da intervenção humana.

Teste na inteligência artificial para reconhecimento de tipos de resíduos

Premiados na categoria ‘Tive uma ideia!’

1º lugar “Uso da inteligência artificial para reconhecimento de tipos de resíduos”, de Lucas Costa

2º lugar “PM&C + BIM”, de Mateus Torres e Ana Carolina Faria

3º lugar “Colaboração em tecnologia BIM e GIS: GeoBIM”, de Alerson Falieri

Já para ‘Testado e aprovado’ o projeto vencedor foi o “Dass WaSSer – Qualidade e Inovação em Hidrologia” (do alemão ‘das águas’), desenvolvido pelos engenheiros Erickson Galindo e João Andrade, que atuam em projetos de mineração. A Dass WaSSer reúne em um único ambiente todas as etapas de análises hidrológicas de forma automática, direcionando tempo para interpretação dos resultados. O sistema utiliza inteligência artificial nas análises hidrológicas e estatísticas das chuvas, análise multicritério para determinar qual das metodologias será utilizada em cada análise, e testes de tendência climática e taxa de variação na série de dados para verificar impactos das mudanças climáticas.

Premiados na categoria ‘Testado e aprovado!’

1º lugar “Dass WaSSer”, de Erickson Galindo e João Lucas Andrade

2º lugar “Machine Learning para confecção de carta de aptidão geotécnica para Suape”, de Alerson Falieri, Bruna Liberal e Sanderllan Costa

3º lugar “Utilização da plataforma SigWeb em prol da otimização da visualização de extensos bancos de dados vetoriais, raster, e vídeos 360°”, de Laura Lavor e Sanderllan Costa

E na categoria ‘Simples e eficaz’, o primeiro lugar ficou com “O uso do sensor LiDAR do iPad para levantamentos”, pensado pelo arquiteto Arthur Silva e pelo engenheiro cartógrafo Sanderllan Costa. O projeto apresenta uma maneira mais eficaz e com maior acurácia para realizar levantamento e obtenção de dados tridimensionais de estruturas, em comparação a métodos tradicionais, através do aplicativo LiDAR, da Apple. Os dados entregáveis podem variar de acordo com o objetivo, sendo possível obter plantas baixas, nuvens de pontos em diversas extensões com RGB, relatório fotográfico, relatório em vídeo, objetos tridimensionais com informações como volume, área, medições, entre outros.

Teste do projeto 'Uso do sensor LiDAR do iPad para levantamentos' realizado no mezanino da sede da TPF Engenharia

Premiados na categoria ‘Simples e eficaz!’

1º lugar “O uso do sensor LiDAR do iPad para levantamentos”, de Arthur Silva e Sanderllan Costa

2º lugar “Controle de Qualidade BIM TPF”, de Alana Stamford

3º lugar “Utilização de drone para estimativa de volume em pilhas de RCD”, de Amarildo Acácio, Luiz Malagueta, Lyvia Gama e Tatiana Gusmão

 

Todos os prêmios foram entregues aos vencedores durante a confraternização de fim de ano da TPF Engenharia, em dezembro de 2022.