25 de outubro de 2023

Análise de Carbono Incorporado: redução da emissão de gases desde a fase conceitual da edificação

A TPF Engenharia tem se destacado no mercado nacional pela sua preocupação com a sustentabilidade e a adoção de práticas que promovem o desenvolvimento socioambiental. Buscando continuamente maneiras mais eficientes de desenvolver seus projetos dentro da construção civil, foi criada uma iniciativa capaz de gerar importante análise para a redução do impacto da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Atrelada aos valores corporativos, que priorizam a sociedade e o meio ambiente, a solução contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU.

Segundo o United Nations Environment Programme (Unep), o setor da construção civil é responsável por quase 30% de todas as emissões de GEE. As edificações são vistas como grandes estoques de carbono, pois a energia ligada ao processo de extração e produção do material não é renovável. Repensar o processo da construção pode cumprir um papel importante na mitigação das mudanças climáticas no setor, diminuindo uma quantidade expressiva de gases presentes na atmosfera.

A fim de reduzir essas emissões, foi iniciada a medição da pegada de carbono, que quantifica potenciais impactos ambientais gerados pelas emissões diretas e indiretas de uma atividade ou acumuladas ao longo de um prazo pré-determinado. A atividade já conta com normas como as ISO 14067 e ISO 14064, PAS 2050, o GHG Protocol Product Standard, o Product Environmental Footprint (PEF), EN 15804 e BP X30-323-0.

Para uma edificação, o processo de quantificação da pegada de carbono se divide de acordo com as etapas do seu ciclo de vida. Esse ciclo é dividido em: produção dos materiais, processo de construção, uso da edificação, fim de vida e benefícios. 

Foi com esse pensamento que a TPF desenvolveu uma Análise de Carbono Incorporado para quantificar o impacto da emissão de GEE na fase pré-operacional do ciclo de vida de uma edificação. O recurso realiza a simulação de materiais que serão utilizados nos empreendimentos, conseguindo analisar e comparar o efeito causado por cada solução a partir de duas variáveis: custo físico e do valor do CO₂-eq (dióxido de carbono equivalente) – medida internacionalmente aceita que expressa a quantidade de GEE em termos equivalentes de CO₂ com base no potencial de aquecimento global para um horizonte temporal, normalmente de 100 anos (GWP100) de cada GEE.

No desenvolvimento do simulador, foi construído um banco de dados que alimenta o sistema com base nas informações coletadas do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), do Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (Sidac), e tem como referência a Embodied Carbon in Construction Calculator (EC3), desenvolvida pelo Carbon Leadership Forum, da Universidade de Washington.

A visualização dos resultados é disponibilizada em uma ferramenta interativa que permite a visualização simultânea dos cenários, com o auxílio da metodologia BIM (Building Information Modeling). Essa simulação armazena e agiliza a troca de informações, criando um modelo virtual para auxiliar no gerenciamento de projetos em suas tomadas de decisão nas diversas fases do empreendimento.

No dashboard encontramos materiais da base de dados para utilização referencial no projeto, uma faixa de análise da extração/fabricação à aplicação do material, lista dos materiais e eficiência de CO₂ em função dos demais produtos disponíveis no banco. Com as informações dispostas, é realizado o comparativo da quantidade de carbono e custo total para se obter a solução otimizada.

Com a utilização desta ferramenta, é possível subsidiar tomadas de decisão do projeto desde a sua fase conceitual, permitindo identificar cenários para a redução do impacto ambiental, levando em consideração os efeitos do carbono. Desenvolvido pelo time de especialistas da TPF Engenharia, esta avaliação está na vanguarda dos estudos de carbono incorporado,​ possuindo alta escalabilidade, pois promove análises sem custos adicionais.