3 de dezembro de 2021

Supervisão com apoio de Inteligência Artificial no TPF Reality Capture 2021

Nesta terça-feira (30/11) ocorreu o TPF Reality Capture 2021, encontro entre empresas do Grupo TPF S/A para promover a troca de experiências sobre o uso tecnologias inovadoras na construção civil. Membros de Portugal (TPF Consultores), Espanha (TPF Getinsa Euroestudios), França (TPF Ingénierie), Índia (TPF Engineering) e Brasil (TPF Engenharia) se uniram para abordar temas como o uso de drones para volumetria, o BIM4D, a gestão de infraestrutura rodoviária e a aplicação de Inteligência Artificial (IA) na engenharia.

A TPF Engenharia, representada pelas nossas colaboradoras Bárbara Vilar e Juliana Scanoni, abordou a utilização de Machine Learning e IA com o case da supervisão de obras do Ramal do Agreste – uma das maiores obras hídricas em execução no país (clique aqui para conferir esse case). A apresentação mostrou como a implementação de um algoritmo de controle de qualidade auxiliado por voos autônomos de drones conseguiu reduzir o tempo de trabalho em 65% e facilitar o acompanhamento das obras a distância.

    Fluxo de elaboração do algoritmo de controle de qualidade auxiliado por voos autônomos de drones no Ramal do Agreste.
    Objetivos do TPF Reality Capture 2021.
    Introdução ao case de supervisão de obras no Ramal do Agreste, apresentado no TPF Reality Capture 2021.

    “Participar de um evento tão relevante quanto o TPF Reality Capture, que reúne todas empresas do Grupo TPF S/A em prol da inovação, foi uma oportunidade ímpar. Nele pude compartilhar um dos cases desenvolvidos aqui no Brasil que aplica a Inteligência Artificial na Supervisão de Obras e, além disso, acompanhei os avanços das demais empresas no tema.

    Essa iniciativa proporcionou uma maior integração entre as empresas do Grupo e uma troca enriquecedora entre os participantes, estimulando-nos e fomentando a importância de investir em tecnologia e inovação. São encontros como esse que promovem o crescimento e mantém viva a nossa visão de ser referência na engenharia brasileira como empresa líder em qualidade e inovação.” Bárbara Vilar

    “A experiência de participar de um evento como o TPF Capture Reality é única e valiosa. Estar num grupo que promove a interação de filiais internacionais para compartilhar informações sobre inovação é muito estimulante.

    Para ser referência em inovação é necessário estar buscando novas informações, novos contatos, novos desafios e eu vejo a TPF Engenharia nesse caminho. Fico muito feliz em partilhar esse momento.” Juliana Scanoni

    Colaboração e busca pela melhoria constante são bases da cultura empresarial do Grupo TPF. A nossa participação em eventos como o Reality Capture 2021 é alinhada ao desejo da TPF Engenharia de oferecer aos nossos clientes soluções inovadoras com qualidade de padrão internacional.