22 de junho de 2023

TPF Engenharia fala sobre inovação e leva experiência imersiva para jovens da ABCD Nossa Casa

Na manhã de ontem (21/06), jovens assistidos pela ABCD Nossa Casa, parceira da TPF Engenharia, passaram por uma experiência imersiva. Os colaboradores Gael Cena e Tifany Cruz falaram sobre inovação e aplicaram experiências práticas durante uma ação na sede da organização, em São Paulo.

A ABCD Nossa Casa – Associação Beneficente à Criança Desamparada “Nossa Casa”, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com objetivo de amparar, proteger e educar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, a organização atende 350 crianças em projetos e estende apoio a 252 famílias.

São mais de 1000 beneficiários, residentes nas Comunidades do Gato, Do Moinho e das Ocupações ao redor do bairro do Bom Retiro, na capital paulista. Através de projetos socioeducativos, culturais, esportivos e sociais, a ABCD Nossa Casa possibilita a integração das crianças e adolescentes à sociedade.

O encontro reforçou algumas das ações que a TPF já realizou com a ABCD, como a ‘empresário sombra’, que dá a oportunidade de jovens acompanharem a rotina de trabalho de membros do nosso time. Já durante a palestra, foi explicado o conceito de inovação, trazendo exemplos de fácil entendimento e aplicabilidade. Além disso, foram destacados alguns projetos de engenharia onde métodos inovadores foram implementados e como esses trabalhos foram evoluindo ao longo do tempo, junto às novas tecnologias.

Para finalizar o encontro, Tifany e Gael realizaram uma prática onde os jovens desenharam salas de aulas em papel e depois visualizaram projetos desse ambiente em maquetes eletrônicas. Eles puderam visualizar as salas por meio de realidade aumentada, com um tablet, e por realidade virtual, com o auxílio dos óculos de RV.

    Voluntários da TPF Engenharia falam sobre inovação na sede da ABCD Nossa Casa
    Voluntários da TPF Engenharia falam sobre inovação na sede da ABCD Nossa Casa
    Experiência imersiva com o auxílio de óculos de realidade virtual para os jovens da ABCD Nossa Casa
    Experiência imersiva com o auxílio de óculos de realidade virtual para os jovens da ABCD Nossa Casa
    Atividade prática para produção de maquetes eletrônicas durante ação da TPF na organização ABCD Nossa Casa

    Fazer parte desta ação foi emocionante e gratificante. Tive a oportunidade de compartilhar minha paixão pela inovação com jovens que enfrentam diversos desafios, inclusive alguns que enfrentei em minha adolescência. Durante a palestra, vi a empolgação e o brilho nos olhos deles, mostrando como este contato da empresa com o dia a dia deles pode ser inspirador e despertar neles a confiança em sua própria capacidade

    Gael Cena, Assistente de Engenharia

    Essa experiência foi muito gratificante. É muito bacana ver uma galerinha tão nova empolgada e interessada com o tema inovação. A atividade interativa foi um grande exemplo do quão capazes de inovar eles são, e ações como a realizada pela TPF são extremamente importantes para semear todo o potencial que esses jovens, mesmo com todos os seus desafios, carregam dentro deles. O carinho de todos que estavam ali foi muito aconchegante e eu espero com toda certeza voltar e participar de mais atividades para esses jovens incríveis

    Tifany Cruz, Estagiária de Engenharia Civil