2 de agosto de 2023

Projeto BIM do Canal do Sertão Alagoano será apresentado no Autodesk University

O projeto do Canal do Sertão Alagoano – Trecho 5, desenvolvido pela TPF Engenharia e OEC, foi um dos selecionados para ser apresentado no Autodesk University 2023. O evento reúne os maiores nomes em tecnologia e inovação voltados para o mercado AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção). A edição deste ano será realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 13 e 15 de novembro.

O AU reúne inovadores em arquitetura, engenharia, construção, design de produto, manufatura, mídia e entretenimento, para compartilhar ideias, promover práticas da indústria e explorar oportunidades para o futuro.

O case de estudo que será apresentado é intitulado “Streamlining Open Channel Design with BIM Execution Plan and Automation”, que trata da implementação da metodologia BIM para o projeto do Trecho 5 do Canal do Sertão Alagoano. O canal é um empreendimento do Governo do Estado de Alagoas em convênio com o Governo Federal, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), e visa beneficiar populações que sofrem com a seca por meio da transposição das águas do Rio São Francisco.

Projeto em BIM de ponte canal e estrutura de controle a serem implementados no Canal do Sertão Alagoano – Trecho 5

Maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, com extensão total de 250km, o canal já conta com 4 trechos em operação. O quinto trecho vai contar com um trajeto de 26,6 km, entre o Km 123,4 e o Km 150, passando pelos municípios de São José da Tapera, Olha D’água das Flores e Monteirópolis.

O gerente e a coordenadora do produto, Tarek Farah e Marieli Donina, apresentaram detalhes do projeto durante o Café com Projetos, evento interno da TPF que reúne colaboradores para discutir trabalhos que estão em desenvolvimento na empresa.

“A aplicação de BIM em canais de adução não é algo que se vê todo dia e isso chamou a atenção dos organizadores. O nosso case foca um pouco nos fluxos e desafios para a implementação do BIM no Canal do Sertão Alagoano e busca trazer também um pouco a respeito de subassembly composer e automação com o uso de Dynamo” explica Tarek, que apresentará o trabalho no Autodesk University.

Em abril deste ano, o case também foi ganhador do 4º Prêmio InovaInfra, O trabalho foi apresentado durante a solenidade de premiação em São Paulo e no ABEMI Engenharia Talks, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Industrial.

Significa muito essa aprovação, é algo que parecia intangível. Ficamos muito contentes em ter sido selecionados dentre cerca de 2.700 propostas de aula. Ao mesmo tempo a gente sai um pouco da zona de conforto, o que é bom, pois agora estamos desafiados a fazer bonito, a dar nosso melhor e deixar a nossa marca no evento

Tarek Farah, Gerente de Produto