19 de abril de 2023

TPF Engenharia é uma das vencedoras da 4ª edição do Prêmio InovaInfra

Pelo quarto ano consecutivo, a TPF Engenharia venceu o Prêmio InovaInfra, promovido pela Revista O Empreiteiro. A iniciativa visa premiar os profissionais nas atividades de engenharia que desenvolveram soluções inovadoras aplicadas em empreendimentos de infraestrutura – transportes, energia, saneamento, gás natural e petróleo, e ainda construção industrial e habilitação social.

O projeto vencedor foi “Criação de projetos e famílias paramétricas com aplicação de algoritmo dynamo integrado ao revit para otimização de projetos básicos de Estações Elevatórias de Esgoto em BIM”, resultado do trabalho realizado para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp. A TPF foi contratada em 2020 pela companhia para prestar serviços de engenharia consultiva para o acompanhamento técnico de empreendimentos de sistemas de água e esgotos.

Entre os desafios do contrato houve a necessidade de elaborar 40 projetos de estações elevatórias em um intervalo de tempo demasiadamente curto. Utilizando a metodologia BIM, nossa equipe desenvolveu um modelo dinâmico de projetos de estações elevatórias. Essa solução permitiu a redução drástica do tempo para elaborar o projeto básico das, além de garantir arquivos padronizados e leves.

Integrado ao Revit, o modelo atualiza automaticamente parâmetros técnicos do projeto – como profundidade, tipo e diâmetro das tubulações, a partir dos dados de entrada inseridos pelo usuário em uma interface customizada, de usabilidade amigável. Depois disso, as pranchas e tabelas de quantitativos do projeto, já no padrão especificado pelo cliente, são geradas automaticamente.

O projeto foi apresentado durante solenidade de premiação do InovaInfra, em São Paulo, na última terça-feira (18/04), pelos especialistas e integrantes do projeto Leandro Dias e Sergio Nagima, juntamente com o diretor da Unidade São Paulo da TPF Engenharia André Jabir.

    Leandro Dias apresenta projeto “Criação de projetos e famílias paramétricas com aplicação de algoritmo dynamo integrado ao revit para otimização de projetos básicos de Estações Elevatórias de Esgoto em BIM” em evento do Prêmio InovaInfra
    Time TPF Engenharia na solenidade do 4º Prêmio InovaInfra
    Premiados do 4º Prêmio InovaInfra
    Pelo quarto ano consecutivo, TPF Engenharia vence Prêmio InovaInfra

    Outro case ganhador do prêmio e que foi apresentado no evento foi “A implementação do BIM em obras lineares – Canal do Sertão”, realizado em consórcio entre a OEC e a TPF Engenharia. O Canal Adutor do Sertão Alagoano é um empreendimento do Governo do Estado de Alagoas e visa beneficiar populações que sofrem com a seca por meio da transposição das águas do Rio São Francisco. O Plano de Execução BIM está em fase de implantação nas obras do Trecho 5 do canal. A apresentação do trabalho contou com a participação do gerente de produto da TPF Tarek Farah.

    O gerente também teve a oportunidade de falar sobre o projeto do Canal do Sertão durante o evento híbrido promovido pela ABEMI – Associação Brasileira de Engenharia Industrial. O ABEMI Engenharia Talks reuniu alguns dos vencedores da 4ª edição do Prêmio InovaInfra para apresentarem os cases premiados.