11 de abril de 2024

Conheça as ações da parceria entre a TPF Engenharia e a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A TPF Engenharia está sempre dedicada a firmar relações com a comunidade acadêmica, a fim de fomentar o desenvolvimento de projetos e tecnologias dentro e fora do ambiente empresarial. Entre as parcerias realizadas nos últimos anos, contamos com uma série de atividades junto com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialmente com a Escola de Engenharia da instituição. Conheça essas iniciativas abaixo.

Hackathon Mackenzie

A TPF Engenharia está indo para seu terceiro ano consecutivo como uma das empresas participantes do Hackathon da Escola de Engenharia da Mackenzie. O evento tem por objetivo explorar o protagonismo dos estudantes, despertar habilidades técnicas e a liderança e criatividade, além de promover a conexão entre diferentes áreas do conhecimento, preparando ainda mais os alunos para o mercado de trabalho.

Durante uma semana, milhares de estudantes recebem desafios promovidos por empresas parcerias. Os participantes apresentam soluções que vão desde a ideação, prototipação, validação de conceitos, análise de viabilidade, até a apresentação de um pitch.

    Mentoria da TPF durante Hackathon 2023
    Pitch de uma das equipes participantes do desafio da TPF Engenharia no Hackathon Mackenzie
    Equipe da TPF Engenharia e docentes da Universidade Mackenzie

    Em 2022, a iniciativa trouxe 13 desafios de 11 empresas parceiras. Foram 177 inscritos para a proposta da TPF Engenharia, que lançou para os estudantes o desafio ‘Tomada de decisão para critérios de escolha de traçado de ferrovia: como tomar a decisão de quais são os critérios mais importantes para o traçado de uma nova ferrovia? Qual metodologia justifica, matematicamente, a escolha do traçado?’. Ao longo de 5 dias, mentorias da TPF foram ofertadas em formato híbrido, com colaboradores de Recife, Curitiba e São Paulo participando do processo.

    Já no ano passado, o desafio foi ‘Gestão de Projetos Complexos – Qual o Modelo de Governança e Gestão ideal a ser aplicado em um projeto complexo?’, onde os desafiados tiveram que levar em consideração pontos como ferramentas de gestão aplicáveis, gestão dos recursos (colaboradores, equipamentos, softwares, entre outros), possíveis riscos e como mitigá-los, e a gestão financeira do projeto. Foram 124 inscritos no desafio da TPF, divididos em 26 grupos. Ao longo de uma semana, alguns colaboradores forneceram mentoria presencialmente, esclarecendo as possíveis dúvidas das equipes. A avaliação foi feita em duas fases: a primeira entrega contou com a produção de um vídeo de até 7 minutos de cada grupo; os selecionados nessa fase passavam para a seguinte, onde realizaram a apresentação final da solução.

    Projeto Integrador

    Além do hackathon, a TPF realiza com a Universidade Mackenzie desde 2021 o Projeto Integrador. A parceria firmada com o curso de Engenharia de Produção desenvolve trabalhos de 6 em 6 meses, de diversas naturezas. Com mentorias do time TPF, já foram realizados projetos com a aplicação de Inteligência Artificial e identificação de padrões através de machine learning, análise de riscos, lições aprendidas, e outros, todos com o objetivo de fornecer ferramentas para melhoria de processos de produção de projetos.

    Estudantes do curso de Engenharia de Produção durante reunião do Projeto Integrador

    Desenvolvimento de TCCs e artigos

    Outra iniciativa que conta com a participação do time da TPF Engenharia é o auxílio na produção e participação como co-autores em artigos científicos e a presença no desenvolvimento e em bancas de avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos estudantes de diversos cursos da Escola de Engenharia.

    As atividades em parceria com a TPF já estão consolidadas na Escola de Engenharia do Mackenzie e temos expectativas de contar com vocês em outros eventos e atividades, considerando que os resultados estão sendo todos positivos.

    Maria Célia de Oliveira, professora do curso de Engenharia de Produção da Mackenzie