
Supervisão remota de montagem de aerogeradores em parque eólico
- Uso de captura da realidade, com tours virtuais aéreo e de solo
- |
- Acompanhamento em tempo real da montagem dos aerogeradores, vistos através de modelos BIM dentro do Plug
Área de atuação
Supervisão e fiscalização
Especialidade
Energia
Abrangência
Brasil
Período
2024 - 2025
Escopo
Serviço de supervisão remota demonstrando a aplicação da Tecnologia TPF de Gerenciamento para o incremento de gestão durante as fases de monitoramento e controle da implantação com uso de drones, câmeras 360º, realidade virtual com óculos 3D e GeoBIM. Monitoramento e controle através de painéis de controle com o Plug.
A TPF Engenharia está à frente da supervisão remota de parque eólico, um projeto que conta com 23 aerogeradores e emprega tecnologias avançadas para monitoramento e gestão. Drones, câmeras 360º, realidade virtual com óculos 3D e GeoBIM são utilizados para garantir um acompanhamento detalhado e dinâmico da evolução da obra.
A supervisão é reforçada pelo uso da ferramenta Plug – Plataforma Única de Gerenciamento, que integra os módulos de Supervisão e Espacialização. Esses módulos permitem a coleta e gestão eficiente de dados de campo, além de proporcionar visualizações precisas em 2D e 3D, otimizando o controle do progresso do projeto.

A espacialização contempla os aerogeradores, uma subestação, uma linha de transmissão de 230 kV e os acessos entre as estruturas. Além disso, o levantamento espacial incluiu a construção de uma escola nos arredores do parque, iniciativa que fortalece a integração da comunidade e contribui para a revitalização da área.
O GeoBIM do projeto foi desenvolvido utilizando as ferramentas GIS da Esri, com destaque para o Experience Builder. O projeto integra modelos tridimensionais das torres, criados no Revit, aos dados de status e acompanhamento da implantação.
Além dos modelos 3D, a plataforma incorpora imagens panorâmicas capturadas por drones e câmeras terrestres, bem como ortofotos das áreas de interesse, permitindo uma visão detalhada do progresso da obra. O acompanhamento é feito diretamente pela plataforma, onde cada torre é representada por 12 blocos de montagem, desde os tomos até as pás. A visualização tridimensional possibilita a análise detalhada do avanço de cada etapa da instalação.
Outro diferencial da supervisão remota foi a criação de um tour virtual solo e aéreo com a ferramenta Kuula, proporcionando uma experiência imersiva para o acompanhamento da evolução do parque eólico.
"Esse trabalho permite o acompanhamento remoto do estado e da evolução das obras de montagem do parque eólico através de imagens e realidade virtual permitindo à alta gestão do cliente autonomia para discutir e decidir sobre pontos relevantes do empreendimento com celeridade e segurança. Com a tecnologia empregada, além das informações tradicionais de indicadores e grandes números de monitoramento da obra, é possível realizar caminhadas e deslocamentos visuais dentro das edificações da SE, pelo pátio, na altura dos aerogeradores, na base deles, dentro da torre, dentre outros, nos dispositivos fixos e móveis. Também foi fornecido óculos 3D que permite uma experiência imersiva fascinante." - Humberto Carneiro, Gerente de Produto
Principais Atividades
- Levantamento de imagens com drones e câmeras 360º
- Criação de painéis de controle com o Plug
- Modelagem 3D dos aerogeradores
- Criação de espacialização com GeoBIM
- Criação de tour virtual com imagens capturadas
- Finalização dos painéis de controle
- Configuração de óculos 3D para RV com os painéis de controle e GeoBIM