19 de abril de 2022
TPF realiza treinamento com base nas práticas do Yellow Book
Entre os dias 6 e 8 de abril a TPF Engenharia realizou sobre o Yellow Book, da Federação Internacional de Engenheiros Consultores – FIDIC. O curso foi ministrado pelos gerentes da TPF Artur Brito e Lorena Oliveira.
O intuito do treinamento intensivo foi o balizamento e capacitação dos profissionais que atuarão na supervisão do Projeto Malha D’água Eixo Sertão Central – Banabuiú, consórcio formado pela TPF Engenharia e KL Engenharia. A obra, que trata da segurança hídrica do Estado do Ceará, será a primeira do Brasil a ter seu projeto regido pela metodologia Yellow Book, que, por obrigações contratuais, exigem do consórcio supervisor a capacitação dos profissionais envolvidos no projeto.
O Yellow Book é o “documento de projeto e construção recomendado para projetos em que o empregador deseja proteger seus interesses, nomeando um engenheiro para supervisionar a construção geral das obras, sem prejuízo de que a responsabilidade geral do projeto seja do empreiteiro”. No curso normal, o empreiteiro projeta e fornece, de acordo com os requisitos do cliente, instalações e/ou outras obras que podem incluir uma combinação de obras civis, mecânicas, elétricas e/ou de construção.
O livro da federação é amplamente utilizado em toda a África e Europa Oriental, pois atende a uma variedade de sistemas jurídicos em todo o setor de infraestrutura, padronizando procedimentos e conferindo, com isso, a contratantes, financiadores e stakeholders em geral, níveis mais assertivos de previsibilidade, clareza e equidade na condução dos projetos.
“O treinamento foi muito bom! Deu uma nivelada nos profissionais envolvidos sobre o que realmente trata um contrato regido pelas normas do Yellow Book. Lorena e Artur foram muito objetivos e assertivos na condução do curso”, comenta Flávio Lage, gerente de produto da Unidade TPF Engenharia de Fortaleza.