21 de agosto de 2023

TPF realiza o ‘ESG Challenge’, primeiro hackathon para estagiários

Em celebração ao Dia do Estagiário, comemorado na última sexta-feira (18/08), a TPF Engenharia promoveu a primeira edição do hackaton ‘ESG Challenge’. O time de Jovens Consultores da TPF, formado por mais de 100 estagiárias e estagiários, montaram equipes e apresentaram soluções que abordam os desafios da empresa para a pauta ESG – Environmental, Social and Governance.

Fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade, os projetos tiveram que focar em práticas sociais, ambientais e de governança, e deveriam estar alinhados a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Organização das Nações Unidas (ONU). O desafio buscou estimular ainda mais o ambiente de inovação, colaboração e engajamento entre os Jovens Consultores da TPF Engenharia, incentivando o compromisso com um futuro mais responsável e sustentável para a empresa e sociedade como um todo.

Com 25 equipes inscritas, as avaliações das ideias foram baseadas em 3 critérios: ESG (práticas ambientais, sociais e de governança), ‘Inovação’ e ‘Prototipagem’. Durante 10 dias os jovens trabalharam para a entrega do projeto – um protótipo apresentado em vídeo – e contaram com duas sessões de mentoria, oferecidas pelo Comitê de Mentoria do ESG Challenge. Uma das mentorias contou com a presença de Leonel Rodrigues, Analista de Negócio e Inovação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que falou sobre Prototipagem e Validação para os participantes.

Monitoria sobre Prototipagem e Validação, com Leonel Rodrigues, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI)

Confira abaixo as três equipes premiadas nessa primeira edição do ESG Challenge:

3º lugar: Grupo Saíra (Alêssa Camile, Giovanna Estelita e Natalie Chaves)

A solução do Grupo Saíra foi a criação do Bootcamp TPF, um projeto social que visa estimular ações sociais na empresa baseado em problemáticas sobre educação e diversidade. A ideia consiste em oferecer cursos rápidos de qualidade para universitários bolsistas de qualquer instituição de ensino superior, curso ou idade, promovendo o acesso à educação complementar e estimulando a participação de colaboradores em projetos sociais.

Apresentação da solução do Grupo Saíra, o Bootcamp TPF

Quando vi na TPF Engenharia a oportunidade de participar do meu primeiro hackathon, não tive dúvidas de que era o momento perfeito para mergulhar nesse universo e ter a experiência de trabalhar em grupo, criar soluções e me desafiar! Adorei ter participado do ESG Challenge e fiquei bastante feliz e realizada quando ganhamos o terceiro lugar!

Natalie Chaves, integrante do Grupo Saíra

2º lugar: Grupo EcoWave (Priscila Camelo, Sabrina Lucena e Vitor Magalhães)

A equipe criou a TPFcoin, uma moeda da TPF que seria obtida através da prática de ações sustentáveis que impactem as ODS de alguma forma. Cada ação, como andar de bicicleta, iria ser trocada por créditos que seriam acumulados pelo colaborador na sua carteira virtual e depois iria trocar por prêmios, como Ecobags, bicicleta e outros prêmios que incentivem as práticas sustentáveis, resultando em um ecossistema de educação onde todos podem impactar o meio de uma forma positiva, ainda recebendo recompensas por isso.

Solução da equipe EcoWave, a TPF Coin utiliza de gameficação para gerar créditos aos colaboradores TPF por ações sustentáveis

Fiquei muito feliz em participar do ESG Challenge, não só por ser um tema de grande relevância na atualidade mas por nos dar a oportunidade de ser agentes de mudança. Todo o processo de construção foi muito educativo, aprendemos muito não apenas sobre o tema mas sobre como transformar as ideias em algo palpável, e ter tido nossa ideia como umas das vencedoras foi muito gratificante, realmente não esperava mas fiquei muito feliz!

Priscila Camelo, integrante do Grupo EcoWave

1º lugar: Grupo Avenca (Amanda Araújo, Maurício Cabral e Nathália Pereira)

O projeto “ESG na Gestão da Cadeia de Fornecedores” se baseia na importância de compreender o envolvimento dos nossos fornecedores com esses princípios, e incentivar e divulgar a adoção de práticas responsáveis. A ideia se baseia na avaliação das empresas-alvo (fornecedores), através do preenchimento de um questionário que abrange questões fundamentais relacionadas a iniciativas ambientais, sociais e de governança, adotadas por elas, para realizar uma classificação quantificável das empresas, armazenando esses dados para subsequente gestão e análise utilizando o Power BI.

De forma simples e viável, os esforços se direcionam não apenas a garantir o nosso relacionamento com fornecedores comprometidos, mas também em estabelecer parcerias para novas iniciativas, conhecer práticas adotadas e, principalmente, conscientizar, incentivar e divulgar os princípios ESG, ressaltando a importância de assumir responsabilidades ambientais, sociais e de governança.

Foi extremamente gratificante e inesperado, ficamos muitos felizes em saber que o nosso esforço possibilita uma melhoria dos processos da nossa empresa. Além disso, como estagiários, ter a oportunidade de participar diretamente da concepção de ideias relevantes e ser reconhecidos, é também um momento de muito crescimento e aprendizado.

Grupo Avenca

A divulgação do resultado e premiação dos vencedores foi realizada durante evento online também na última sexta, com mais de 200 colaboradores da TPF Engenharia acompanhando simultaneamente. Os Jovens Consultores ainda puderam ouvir um recado especial em homenagem ao Dia do Estagiário do CEO Ricardo Carvalho e do Diretor de Gestão e Finanças Eduardo Scalia.