16 de novembro de 2020

TPF participa do 1º Seminário Digital de Hidroinformática

Nesta sexta-feira, a TPF Engenharia participou do 1º Seminário Digital de Hidroinformática, evento online organizado pela HydroInfo Smart Solution com foco em desafios e soluções inovadoras para a modelagem de ambientes aquáticos. Nosso CEO, João Recena, conduziu uma palestra sobre a necessidade de modelos de suporte ao planejamento e a operação de infraestruturas hídricas complexas no Semiárido brasileiro.  

Ao longo de sua fala, João Recena apresentou os principais desafios para a implantação de infraestruturas hídricas no Nordeste brasileiro e fez uma reflexão sobre as desigualdades regionais e a complexidade da malha hídrica local: “Quem lida com água no Brasil tem que prestar atenção ao que acontece nessa região, especialmente porque o desenvolvimento dela vai depender muito de como nós podemos planejar e operar o uso desse recurso”.

João Recena, CEO da TPF Engenharia, participa do Seminário Digital de Hidroinformática

Tópicos abordados:

  • Panorama geral do Nordeste e principais problemas relacionados ao abastecimento de água na região
  • A evolução do modelo de atendimento hídrico no Semiárido Brasileiro
  • Complexidade da malha de distribuição local
  • Iniciativas em planejamento e operação
  • Soluções de otimização econômica do abastecimento 

A TPF acredita que garantir a segurança hídrica dos sistemas de abastecimento do Seminário brasileiro é fundamental para o desenvolvimento do Nordeste. Compreendemos os desafios envolvidos nessa empreitada e estamos prontos para propor soluções inteligentes e inovadoras de engenharia que cumpram essa missão. 

    Exemplificação da Complexidade da malha hídrica no Semiárido brasileiro. Apresentação no 1° Seminário Digital de Hidroinformática.
    Exemplificação do Modelo de Gestão do Plano Hidroambiental do Capibaribe. Apresentação no 1° Seminário Digital de Hidroinformática.
    HEAL System na geração da rede de abastecimento interligada. Apresentação no 1° Seminário Digital de Hidroinformática.

    A gravação da palestra está disponível no site do evento: https://1o-seminario-digital-de-hidroinformatica.heysummit.com/replays/