18 de março de 2022

TPF Engenharia vence categoria da 3ª edição do Prêmio InovaInfra

Visando valorizar a engenharia brasileira, a revista O Empreiteiro realizou o 3° Prêmio de Inovação na Engenharia e Infraestrutura – InovaInfra 2022, para premiar os profissionais nas atividades de engenharia que desenvolveram soluções inovadoras aplicadas em empreendimentos de infraestrutura – transportes, energia, saneamento, gás natural e petróleo, e ainda construção industrial e habilitação social, nos anos recentes.

A TPF Engenharia tem a alegria de compartilhar que venceu a categoria ‘Transformação Digital’ do prêmio InovaInfra com o case ‘Automatização e interatividade em documentos de entrega de obras públicas: book de obra civil automatizado’. O material é de autoria dos colaboradores Francisco Uchoa, Lana Farias, Lia Beatriz Gomes e Neil Barbosa.

Conheça neste link a lista de todos os vencedores da 3ª edição do prêmio.

    Automatização em documentos de entrega de obras públicas: book de obra civil automatizado
    Interatividade em documentos de entrega de obras públicas: book de obra civil automatizado

    De forma estruturada e eficiente, o documento proporciona ampla visão de empreendimentos ao gestores dos equipamentos, como também o ente público responsável. O material apresentado à banca do prêmio necessitava da descrição de todos os ambientes de um hospital, com imagens e textos, e para isso foi desenvolvida uma plataforma automatizada de geração de fichas de verificação de ambiente. 

    Para a automação foi utilizada a programação VBA do Microsoft Excel. Tal solução foi escolhida por conta da sua ampla difusão no mercado da construção civil e pelo uso de uma linguagem de programação simplificada. Buscou-se implementar uma solução que possibilitasse a padronização entre as fichas, detalhamento de cada componente do ambiente, rápida execução e, ainda, proporcionando interatividade e extensão. Assim, novas informações poderiam ser adicionadas e/ou atualizadas mesmo após a finalização do Book. 

    O evento de entrega das premiações será realizado no dia 19 de abril, às 14h, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo.

    Equipe recebendo a premiação no evento ao vivo

    “A premiação reforça a necessidade de incrementar novas formas de apresentar aos clientes nossos produtos e aguçar um olhar especial para as ideias que promovem mudanças.”

    Lana Farias, Arquiteta - Unidade Fortaleza

    “A ideia do B.O.A surgiu quando eu ainda era estagiário na TPF. Meus líderes sempre me instigaram e apoiaram na apresentação de soluções inovadoras. No PROEXMAES II fomos estimulados a implementar essa ferramenta, o que só foi possível com comprometimento de toda nossa equipe e a vontade de entregar um produto diferenciado. O InovaInfra 2022 veio para impulsionar o espírito de inovação da nossa equipe e da empresa.”

    Francisco Uchoa, Auxiliar de Arquitetura - Unidade Fortaleza