8 de outubro de 2019

TPF Engenharia presente no Festival Rec’n’Play

No último dia 04/10, a TPF Engenharia esteve presente no festival Rec’N’Play 2019. Participamos do Painel 4 – O Processo de Implantação do BIM para as Empresas Setor de Arquitetura e Engenharia Consultiva (A&EC), do evento promovido pelo Sinaenco PE. Tivemos a oportunidade de apresentar a experiência da TPF Engenharia na tecnologia BIM.

A tecnologia BIM é baseada no processo de construção virtual de empreendimentos, seja edificações ou infraestrutura, que proporciona a agilidade na troca de informações e auxilia na tomada de decisões pelos gestores do projeto. Ao longo dos últimos anos vem sendo difundida e incentivada Brasil afora e passou a fazer parte da estratégia do governo federal com a publicação do Decreto Federal n.9983/2019. Na TPF, com o espírito de vanguarda, adotamos esta tecnologia no desenvolvimento dos nossos projetos já em 2014 e, hoje, conseguimos aferir os benefícios na adoção dessa metodologia.

NOSSA APRESENTAÇÃO FOI DIVIDIDA EM 3 PARTES:

  • Apresentamos a TPF Engenharia e sua atuação no Brasil e no Mundo.

  • Apresentamos a linha do tempo, marcos e projetos pilotos, os quais foram aplicados a tecnologia BIM.

  • Por fim, apresentamos dois estudos de caso: um voltado à aplicação do BIM na supervisão de obras e outro na aplicação no desenvolvimento de projetos de edificações.

Trouxemos também conceitos mais amplos como a Engenharia de Produção de Projetos, na qual o BIM faz parte da “fabricação”, o que traz mais agilidade e a otimização que a TPF preza em todos os processos.