30 de abril de 2024

TPF Engenharia participa de série de eventos na Universidade Mackenzie

Pelo terceiro ano consecutivo, a TPF Engenharia foi uma das empresas participantes do Hackathon da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O evento tem por objetivo explorar o protagonismo dos estudantes, despertar habilidades técnicas e a liderança e criatividade, além de promover a conexão entre diferentes áreas do conhecimento, preparando ainda mais os alunos para o mercado de trabalho.

Durante uma semana, os estudantes receberam 41 desafios promovidos por 41 empresas parcerias. Os participantes apresentaram soluções que vão desde a ideação, prototipação, validação de conceitos, análise de viabilidade, até a apresentação de um pitch.

A proposta da TPF Engenharia apresentou o desafio ‘Integração de tecnologias digitais para otimização de processos em obras civis’, onde os participantes foram desafiados a desenvolver propostas para a integração de tecnologias digitais, como IoT (Internet das Coisas), Realidade Aumentada, BIM (Building Information Modeling), Gêmeos Digitais, Inteligência Artificial, e outras, para otimizar processos do dia a dia da engenharia consultiva, seja na elaboração de projetos ou no gerenciamento/supervisão de obras de infraestruturas, visando aumentar a eficiência e reduzir custos. Foram mais de 90 inscritos no desafio da TPF, divididos em 20 grupos.

Ao longo dos 5 dias, alguns dos nossos colaboradores forneceram mentoria presencialmente, esclarecendo as possíveis dúvidas às equipes. A avaliação foi feita em duas fases: a primeira entrega contou com a produção de um vídeo de até 7 minutos de cada grupo. Os selecionados nessa fase passavam para a seguinte, onde realizaram a apresentação final da solução.

    O Gerente de Desenvolvimento Artur Brito durante mentoria no Hackathon
    Participantes do desafio da TPF Engenharia juntamente à equipe da TPF que auxiliou na mentoria

    Na última sexta-feira (26/04), a equipe vencedora foi divulgada durante evento de encerramento do Hackathon. A solução ganhadora foi desenvolvida pelos alunos Diogo Isnard, Eduardo Gambardella, Gabriel Carvalho, Guilherme Oda e Luis Eduardo Lopes, do curso de Engenharia Civil.

    Participar do desafio da TPF no Hackaton 2024 da EE Mackenzie foi uma experiência muito enriquecedora. A proposta que a TPF trouxe para nós é extremamente atual, lidando com a integração diversas áreas de tecnologia e inovação dentro engenharia. Ao mesmo tempo ela foi muito democrática, já que alunos de todos os semestres poderiam participar, desde que se envolvessem com o projeto e buscassem conhecimento. Além disso, houveram diversas mentorias ao longo da semana do evento. O apoio que a empresa nos deu foi imprescindível para que pudéssemos aprimorar a nossa proposta e entender melhor o foco da nossa ideia. Expresso minha gratidão à todos os funcionários da TPF que foram extremamente engajados e pacientes com as equipes durante todo o processo. Gostaria de agradecer em nome do grupo ASPA pela oportunidade e espero que nossa ideia possa ajudá-los!

    Diogo Cimini Isnard, líder da equipe vencedora do desafio TPF

    A TPF propôs um desafio muito interessante que nos fez buscar conhecimentos em áreas nunca adentradas. Ao longo do desenvolvimento do projeto, cultivamos habilidades essenciais para nossas carreiras, como desenvolvendo de projetos,
    comunicação eficaz e, especialmente, resolução de problemas. A vitória no desafio é gratificante, mas ainda mais significativo é o aprendizado e crescimento que adquirimos ao enfrentar um desafio tão estimulante. Queria agradecer a TPF engenharia por esta oportunidade única

    Eduardo Debbas Gambardela, integrante da equipe vencedora do desafio TPF

    O desafio proposto pela TPF foi extremamente importante para o desenvolvimento de conhecimento sobre algumas areas, e programas que eu nao fazia ideia que me interessava. O projeto, desde sua proposta, ate as longas horas que estivemos pesquisando e desenvolvendo ideias para solução da situacao problema, foram extremamente produtivas e lucrativas para nosso desenvolvimento como profissionais. Queria agradecer a TPF engenharia pela oportunidade de competir com outras equipes extremamente competentes, em um projeto extremamente interessante

    Gabriel Aquino, integrante da equipe vencedora do desafio TPF

    Durante a semana do Hackathon também aconteceu a Networking Experience, uma feira de recrutamento promovida pela EJEM – Empresa Junior Engenharia Mackenzie, em parceria com a Escola de Engenharia da mesma universidade. A TPF Engenharia foi uma das patrocinadoras do evento e contou com um estande onde os estudantes puderam conhecer mais sobre a empresa, o nosso programa de estágio, além de utilizar alguns equipamentos de inovação aplicados em nossos projetos.

      Alunos da Mackenzie visitando estande da TPF na Networking Experience
      Alunos da Mackenzie visitando estande da TPF na Networking Experience
      Equipe TPF Engenharia durante Networking Experience

      Além disso, nosso Diretor da Unidade São Paulo, André Jabir, palestrou sobre a Inovação da Engenharia Consultiva trazendo como a experiência da TPF no tema e explorando tendências para o futuro do mercado.

        Diretor André Jabir durante palestra 'Inovação na engenharia consultiva'
        Participantes da palestra 'Inovação na engenharia consultiva'