22 de agosto de 2022

TPF Engenharia leva o pódio de Projetos Inovadores no Prêmio IEL

Na última quinta-feira (18/08), Dia do Estagiário, a TPF Engenharia recebeu três prêmios do Prêmio IEL (Instituto Euvaldo Lodi) de Estágio, na categoria ‘Projetos Inovadores – empresa de grande porte’. Realizado anualmente, o prêmio identifica e divulga as melhores práticas de programas de estágio desenvolvidos no Brasil, reconhecendo os novos profissionais que se destacam no mercado.

Neste ano, nossos Jovens Consultores levaram o 1º, o 2º e o 3º lugares da categoria Projetos Inovadores para empresas de grande porte. Conheça os ganhadores:

3º Lugar: Leonardo Maciel, com o projeto ‘Otimização de relatórios de inspeção de barragens por meio da Plataforma Única de Gerenciamento (Plug)’

Sob supervisão da Gerente Mariana Moraes, o projeto de Leonardo consiste em elaborar relatórios automatizados acerca da inspeção de barragens. Antes do projeto, a elaboração desse relatório era realizada de forma manual, o que trazia riscos de perda de dados, seja por falta de informações inseridas no papel ou por erros durante a sua transcrição para softwares como o Excel.

A solução desenvolvida envolveu também uma mudança no processo de captura das informações em campo. A plataforma Plug Coleta, concebida pela TPF Engenharia, permitiu que as inspeções passassem a ser realizadas através do smartphone com formulários simplificados, elaborado pelos estagiários, onde a informação já é estruturada em forma de banco, armazenada em nuvem e sincronizada através da plataforma web on time. Essa estrutura garante a integridade da informação coletada. A partir dessas informações, foi possível elaborar um relatório inteligente com auxílio do Excel.

Fico feliz de ter recebido o prêmio, mas fico mais ainda de ter contribuído e representado a TPF nesse projeto. Esse prêmio só foi possível graças ao trabalho da minha equipe PLUG e todos os envolvidos. Acredito que o mais importante de um projeto seja o impacto que ele causa

Leonardo Maciel, estagiário de Desenvolvimento de Sistemas

2º Lugar: João Thúlio, com o projeto ‘A plataforma BIM, o futuro da engenharia’

Com a orientação do Gerente Paulo Gonçalves, João participa do desenvolvimento de projetos relacionados ao Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba. O escopo do trabalho contempla projetos de engenharia de infraestrutura viária e de engenharia e arquitetura para requalificação e ampliação da capacidade da linha direta Inter 2.

O grande diferencial do trabalho de João é elaborar esses estudos em BIM. Futuro da engenharia de projetos, o BIM é a modelagem da informação da construção, que permite criar plantas inteligentes. Informações como dados dos insumos, metragem e espessura de elementos são vinculados aos desenhos. Além disso, ferramentas como o clash detection permitem ao projetista identificar prontamente interferências entre disciplinas diferentes.

O BIM proporciona maior previsibilidade dos custos e do desempenho do projeto, o que dá aos profissionais mais liberdade e tempo para testar e experimentar alternativas, aprimorando e conferindo excelência ao resultado. Quanto mais próximo da realidade o planejamento de uma obra estiver, maiores são as chances de sucesso desse empreendimento no futuro. O BIM é indicado para quem quer transformar conhecimento em vantagem competitiva.

A menos de 2 meses na empresa tenho a oportunidade de estar ganhando esse prêmio mostra para mim que todo aquele sonho que eu tinha quando me imaginava aqui dentro da TPF pode se tornar realidade. Eu sinto que isso tudo é só o comecinho de um futuro repleto de prêmios que ainda estão por vir

João Thúlio, estagiário de Infraestrutura

1º Lugar: Letícia Leão, com o projeto ‘Mapeamento inteligente: o formulário inteligente’

A solução de Letícia foi elaborada sob a supervisão do Gerente Abmael Junior para o produto de Diagnóstico e Elaboração dos Projetos Hidroambientais em Áreas da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O escopo do trabalho envolveu o cadastro de propriedades presentes na área das sub-bacias do rio São Francisco, processo que foi otimizado graças ao mapeamento inteligente. Na primeira etapa, técnicos de campo realizaram o cadastro em um aplicativo de celular com GPS. As informações coletadas, inclusive as coordenadas geográficas, eram automaticamente armazenadas em um banco de dados.

O banco, por sua vez, alimentava um dashboard. Os painéis de controle interativos permitiam o monitoramento do status do processo de cadastro e o acesso a informações relacionadas tanto por nossos especialistas quanto pelo cliente.

A solução trouxe muita eficiência e eficácia ao projeto. Foi necessário contar com menos pessoas em campo e no escritório para colher e processar as informações. Além disso, há menor risco de comprometimento da integridade desses dados e, consequentemente, qualidade superior para o produto dos estudos.

Acho que a palavra que resume bem o que eu senti quando recebi o prêmio é felicidade. Fiquei muito feliz. Claro foi um misto de sensações na hora, aconteceu bem rápido. Mas o sentimento predominante foi de felicidade

Letícia Leão, estagiária de Recursos Hídricos

    Os vencedores do Pêmio IEL: João Thúlio, Letícia Leão e Leonardo Maciel
    Premiação de Letícia Leão
    Premiação de João Thúlio
    Premiação de Leonardo Maciel
    Time TPF Engenharia no Prêmio IEL 2022

    Desde 2011 a TPF Engenharia é parceira do IEL. Em 2014, participamos pela primeira vez da premiação, e desde então acumulamos bons resultados.

    2014

    TPF Engenharia – 2º lugar Empresa Destaque, categoria médio porte

    João Sobral – 2º lugar na categoria Estagiário Destaque

    2015

    TPF Engenharia – 1º lugar Empresa Destaque, categoria médio porte

    Luiz Malagueta – 1º lugar categoria Estagiário Destaque

    Tatiana Gusmão – 2º lugar na categoria Estagiário Destaque

    Gadadhara Ferraz – 3º lugar na categoria Estagiário Destaque

    2016

    TPF Engenharia – 1º lugar Empresa Destaque, categoria médio porte

    Beatriz Menezes – 1º lugar categoria Estagiário Destaque

    Juliana Arruda – 2º lugar na categoria Estagiário Destaque

    Thais Tenório Dourado – 3º lugar na categoria Estagiário Destaque

    2017

    TPF Engenharia – 1º lugar Empresa Destaque, categoria médio porte

    Anderson Gustavo – 3º lugar na categoria Estagiário Destaque

    2019

    TPF Engenharia – 1º lugar Empresa Destaque, categoria médio porte

    Matheus Castelo Branco – 3º lugar na categoria Estagiário Destaque

    2020 e 2021

    Não houve edição do prêmio

    2022

    Letícia Leão – 1º lugar na categoria Projetos Inovadores

    João Thúlio – 2º lugar na categoria Projetos Inovadores

    Leonardo Maciel – 3º lugar na categoria Projetos Inovadores