25 de setembro de 2023

TPF Engenharia lança Programa ‘Bem-estar TPF’ para os seus colaboradores

Neste setembro amarelo, a TPF Engenharia lançou o Programa Bem-estar TPF, um marco significativo no contínuo compromisso da nossa empresa em cultivar um ambiente de trabalho colaborativo e saudável. Várias iniciativas foram desenvolvidas para que nossos colaboradores tenham o suporte necessário para questões relacionadas a saúde e bem-estar. Com a participação da antropóloga Mônica Rangel e a psicóloga e psicanalista Silvia Gusmão, neste mês foram realizadas duas palestras destinadas a discutir questões de saúde mental com nossos colaboradores.

No dia 12/09 foi promovida a palestra “Ritmo de vida entre necessidades internas e externas”, por Mônica Rangel, colaboradora da TPF Engenharia há 5 anos. A antropóloga, que tem ‘compaixão’ como a palavra-chave que norteia seu trabalho desde 2011, conversou com nossos colaboradores sobre a experiência humana de sentir com e viver com outras pessoas, assim como sentir compaixão consigo mesmo. Mônica apresentou o projeto ‘Cultivo da Compaixão nas Práticas Educativas’, aplicado na escola municipal Oswaldo Lima Filho, cuja TPF Engenharia apoia no desenvolvimento desde 2009. Os três princípios do projeto são: capacidade imaginativa, criatividade, transformação; motivação e visões de mundo: tecer os significados da vida; valorização de si, valorização do outro e, por fim, interesse pelo aprendizado.

Ao fim do encontro, Mônica realizou um exercício contemplativo para compreender e sentir o que foi dito sobre o sentir interno, externo e compaixão. Foi solicitado aos participantes que selecionassem 2 objetos no ambiente que estavam. O primeiro, algo que normalmente os fazem sentir necessidade de seguir para “resolver as demandas” de trabalho, o segundo, um objeto que os fazem lembrar do sentido da existência. Após esse momento, foram reproduzidos dois vídeos curtos e foi proposto um momento de meditação e reflexão, promovendo contemplação e relaxamento aos nossos colaboradores. Por fim, nossa convidada solicitou que, em um papel, os participantes respondessem em uma frase as seguintes perguntas: “o que é a vida pra mim hoje?”, “como eu observo minha vida e minhas atividades, juntas?” e “o que eu entendo como compaixão comigo, hoje?”.

Trecho da palestra 'Ritmo de vida entre necessidades internas e externas', ministrada por Mônica Rangel

Já no dia 21/09, às 16h, Silvia Gusmão, consultora em saúde mental da TPF Engenharia, foi convidada a ministrar a palestra com o tema “Aprendendo a lidar com ansiedade”. Silvia abordou os crescentes diagnósticos de questões de saúde mental na contemporaneidade, falando, também, sobre o aumento da indústria farmacêutica. Em uma verdadeira aula, a psicóloga falou sobre a intolerância ao sentimento de frustração, Síndrome de Burnout, psicanálise, inconsciente e consciente, trazendo, também, as consequências da ansiedade para o ambiente de trabalho. Também foi abordado os sinais do transtorno, como mal-estar, monólogos e dificuldades de fazer tarefas, assim sobre como o estímulo ao diálogo, o exercício a prática de conforto e saber escutar podem ajudar a lidar com tal questão. Silvia falou sobre as armadilhas em priorizar o tempo e trabalho excessivo em detrimento à negligência da qualidade: o perfeccionismo interminável, que pode ser substituído por aperfeiçoamento com maior qualidade possível.

Ambas as palestras trouxeram um enorme enriquecimento para o bem-estar e saúde mental de nossos colaboradores, promovendo um maior cuidado com as questões apontadas e propondo uma maior reflexão e contemplação do presente. Ao fim dos dois encontros, foi aberto um espaço para que os participantes pudessem falar sobre a experiência com as respectivas conversas e as considerações que foram expostas.

Trecho da palestra 'Aprendendo a lidar com ansiedade', ministrada por Silvia Gusmão