7 de agosto de 2023

TPF Engenharia conquista três lugares no pódio do Prêmio IEL PE

Em comemoração ao Dia do Estagiário, celebrado dia 18 de agosto, o Instituto Euvaldo Lodi realizou mais uma edição do Prêmio IEL de Estágio. A TPF Engenharia foi mais uma vez uma das vencedoras, recebendo o 2º lugar da categoria de ‘Empresas Inovadoras de Grande Porte’, e garantindo a presença no pódio de todas as edições do prêmio até hoje. Realizado anualmente, o prêmio identifica e divulga as melhores práticas de programas de estágio desenvolvidos no Brasil, reconhecendo os novos profissionais que se destacam no mercado.

Neste ano, nossos Jovens Consultores conquistaram o 1º e 2º lugares da categoria ‘Estagiário Inovador’. Conheça os trabalhos vencedores:

2º Lugar: Brendow Almeida, com o projeto ‘Integração entre metodologias ágeis e ferramentas tecnológicas para padronizar processos e tornar equipes mais eficientes’

Sob supervisão da Gerente Mariana Moraes, a solução de Brendow consiste em um conjunto de documentos e ferramentas (Macrofluxo de Processos, Relatórios de Procedimentos Plug e Devchat) que integram uma frente de ação pautada na integração entre as metodologias ágeis e o uso da tecnologia com o objetivo de auxiliar a padronização de processos e otimização de equipes ágeis e mais eficientes.

O primeiro item sintetiza de forma visual todos os processos realizados pela equipe e como se relacionam, colaboradores responsáveis e partes interessadas por cada processo. O segundo item apresenta detalhadamente os procedimentos realizados pela equipe e as ferramentas utilizadas, com explicações práticas de como realizar as atividades, processos internos, utilização de softwares, e demais fluxos utilizados pela equipe.

O terceiro item integrante do conjunto de soluções refere-se ao Devchat, um aplicativo de chatbot com recursos de Inteligência Artificial (IA) que facilita o acesso rápido e prático dos colaboradores às informações dispostas nos relatórios de Procedimentos Plug e no macrofluxo, que servem de banco de dados para a rede neural da Inteligência Artificial do chatbot.

1º Lugar: Rodrigo Oliveira, com o projeto ‘Implantação de formulários digitais e utilização da metodologia BIM nos projetos de drenagem urbana’

Atualmente, várias cidades vêm sofrendo com problemas de inundação e para resolver esse impasse é necessário que se implante sistemas de drenagem eficientes. Dessa forma, o uso de métodos e ferramentas que auxiliam no estudo da microdrenagem e da macrodrenagem tornam-se essenciais, haja visto que o desenvolvimento de um projeto de drenagem urbana é complexo, pois necessita prever algumas variáveis, entre elas a altura da lâmina de água durante uma inundação em diferentes tempos de retorno.

Sendo assim, o projeto desenvolvido por Rodrigo e sob supervisão do Gerente Bruno Marcionilo, consiste na criação de formulários digitais para mapear e armazenar dados nos programas de geoprocessamento QField e QGIS, bem como utilizar a tecnologia BIM, por meio do software Infraworks para gerar representações gráficas mais precisas e realistas dos projetos de drenagem urbana.

    Vencedores do 1°(Rodrigo Oliveira) e 2° (Brendow Almeida) lugares - Categoria Estagiário Inovador, e a Coordenadora de RH Mariany Gomes
    Solenidade do Prêmio IEL 2023
    Time TPF Engenharia no Prêmio IEL

    Prêmios em todas as edições

    Desde 2011 a TPF Engenharia é parceira do IEL. Em 2014, participamos pela primeira vez da premiação, e desde então acumulamos bons resultados.

    2014

    TPF Engenharia – 2º lugar Empresa Destaque, categoria médio porte

    João Sobral – 2º lugar na categoria Estagiário Destaque

    2015

    TPF Engenharia – 1º lugar Empresa Destaque, categoria médio porte

    Luiz Malagueta – 1º lugar categoria Estagiário Destaque

    Tatiana Gusmão – 2º lugar na categoria Estagiário Destaque

    Gadadhara Ferraz – 3º lugar na categoria Estagiário Destaque

    2016

    TPF Engenharia – 1º lugar Empresa Destaque, categoria médio porte

    Beatriz Menezes – 1º lugar categoria Estagiário Destaque

    Juliana Arruda – 2º lugar na categoria Estagiário Destaque

    Thais Tenório Dourado – 3º lugar na categoria Estagiário Destaque

    2017

    TPF Engenharia – 1º lugar Empresa Destaque, categoria médio porte

    Anderson Gustavo – 3º lugar na categoria Estagiário Destaque

    2019

    TPF Engenharia – 1º lugar Empresa Destaque, categoria médio porte

    Matheus Castelo Branco – 3º lugar na categoria Estagiário Destaque

    2020 e 2021

    Não houve edição do prêmio

    2022

    Letícia Leão – 1º lugar na categoria Projetos Inovadores

    João Thúlio – 2º lugar na categoria Projetos Inovadores

    Leonardo Maciel – 3º lugar na categoria Projetos Inovadores

    2023

    TPF Engenharia – 2º lugar Empresa Destaque, categoria grande porte

    Rodrigo Oliveira – 1º lugar na categoria Estagiário Inovador

    Brendow Almeida – 2º lugar na categoria Estagiário Inovador