24 de outubro de 2023

TPF Engenharia conquista o selo prata pela publicação do inventário completo de emissões de gases de efeito estufa (GEE)

É com muito orgulho que a TPF Engenharia anuncia a conquista do Selo Prata pela publicação do inventário completo de emissões de gases de efeito estufa (GEE)! A premiação foi anunciada no Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol | 2023, ocorrido neste dia 24 de outubro, cujo nossas colaboradoras Amanda Pereira e Milena Chaffin representaram nosso time. O evento, além de registrar a publicação do nosso primeiro inventário, marca essa conquista ímpar para a TPF Engenharia.

O inventário de emissões de gases de efeito estufa fornece informações essenciais para identificar riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas. Isso porque o inventário servirá como um diagnóstico das nossas atividades que representam um maior impacto ambiental. Ao compreender nossas emissões, a TPF Engenharia se compromete a implementar estratégias para mitigar esse impacto. Este inventário apresenta a emissão vinculada aos 11 escritórios presentes no Brasil que compuseram a TPF Engenharia, no ano de 2022, correspondente ao período de 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022.

Para a realização do inventário, a TPF Engenharia aderiu ao Programa Brasileiro Green House Gas Protocol (PBGHG), responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões. A ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) e pelo World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 Empresas Fundadoras.

A ferramenta disponibilizada pelo PBGHG calcula o quantitativo final de emissões de GEE, em tCO2e, a partir de indicadores de emissões, com respaldo em métodos científicos internacionais. Além do acesso à calculadora, os colaboradores da TPF Engenharia também participaram da oficina de capacitação metodológica do Programa, a fim de compreender as funcionalidades da ferramenta. Ao final do Programa, a TPF também se compromete a reportar ao Registro Público de Emissões (RPE), uma plataforma desenvolvida pelo PBGHG que auxilia na publicação dos inventários de emissões das organizações participantes do Programa.

Essa conquista reafirma nosso compromisso e responsabilidade com os valores empresariais e com a adoção das práticas de Environmental Social and Governance (ESG), trilhando uma jornada cada vez mais sustentável para a TPF Engenharia. Confira nosso inventário completo através do link.

Building the world, better.