17 de novembro de 2023

TPF Engenharia apresenta case no Autodesk University, em Las Vegas

A conferência Autodesk University é um dos maiores eventos de tecnologia e inovação em design do mundo, voltado para profissionais e estudantes da área de engenharia, arquitetura, design e construção. Com a edição de 2023 sediada no The Venetian Resort em Las Vegas (EUA), o AU foi uma oportunidade única para seus participantes, trazendo as últimas tendências e tecnologias nas áreas abordadas. Durante a edição de 2022, a TPF Engenharia marcou presença como congressistas da conferência. Já nesta edição, ocorrida entre os dias 13 e 15 de novembro, tivemos a honra de ter um de nossos projetos selecionados para serem apresentados no evento.  

Nosso Gerente de Produto Tarek Farah foi o responsável por apresentar um painel sobre a implementação do Plano de Execução Bim (PEB) em um trecho de 27km do Projeto do Canal do Sertão Alagoano, com o case intitulado Streamlining Open Channel Design with BIM Execution Plan and Automation. Também representaram a TPF Engenharia a Diretora de Qualidade e Inovação Lorena Oliveira, as Gerentes Alana Stamford e Mariana Moraes, juntamente com João Sobral, Gerente de Operações da sede da TPF, em Bruxelas. 

O case foi selecionado pelos organizadores do AU entre 2700 propostas submetidas, se destacando pelo seu caráter inovador e diferencial, já que o BIM ainda é pouco explorado em obras de infraestrutura hídrica. O canal alagoano é um empreendimento do Governo do Estado de Alagoas em convênio com o Governo Federal, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), e visa beneficiar populações que sofrem com a seca por meio da transposição das águas do Rio São Francisco. 

Se caracterizando como a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, com extensão total de 250km, o canal já conta com 4 trechos em operação. O quinto trecho vai contar com um trajeto de 26,6 km, entre o Km 123,4 e o Km 150, passando pelos municípios de São José da Tapera, Olha D’água das Flores e Monteirópolis. Durante a apresentação na Autodesk University, além da utilização do BIM, foi destacada a colaboração entre as equipes do projeto e construção, juntamente aos clientes, através de um ambiente de dados comum (CDE). 

A apresentação do case foi realizada no último dia de conferência, que contou ainda com uma série de painéis e painelistas como Andrew Anagnost, presidente e CEO da Autodesk, Nick Cannon, CTO da Walt Disney Animation Studios, e o ator e empresário Ryan Reynolds. 

    Tarek Farah apresenta case ‘Streamlining Open Channel Design with BIM Execution Plan and Automation’
    Lorena Oliveira apresenta TPF e sua atuação no AU 2023
    Tarek Farah e ganhadores do sorteio feito pela TPF durante sessão de apresentação
    Time TPF que esteve presente no AU2023: Alana Stamford, João Sobral, Tarek Farah, Lorena Oliveira e Mariana Moraes