28 de agosto de 2024

TPF Engenharia adere ao novo Movimento Educa 2030 do Pacto Global da ONU

A TPF Engenharia tem o prazer de anunciar que aderiu ao Movimento Educa 2030, uma nova iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Em parceria com o Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF) e Ministério do Trabalho e Emprego, o Educa 2030 busca engajar e apoiar as empresas a contribuírem para a educação e empregabilidade, diversa e alinhada à Agenda 2030 e aos direitos humanos.

O movimento está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 de Educação de Qualidade, que visa promover o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, além de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Assumimos o compromisso de alcançar as seguintes metas até 2030:

  1. Oferecer a todos os funcionários da organização que não possuem Ensino Médio ou Técnico a possibilidade de concluí-lo até 2030;
  2. Atingir a cota legal de Aprendiz até 2030, considerando a inclusão da diversidade, e formar todos os jovens em desenvolvimento sustentável.

Na semana passada, as representantes da TPF Engenharia no Movimento Educa 2030, Laura Recena e Mariany Gomes, participaram do 1º encontro da Jornada de Conhecimento Jovem Aprendiz na sede da Rede Globo em São Paulo. Foram abordados temas cruciais para a construção de um futuro mais justo e inclusivo, como os desafios enfrentados por jovens periféricos que buscam inserção no mercado de trabalho. Colocou-se que, tão importante quanto oferecer um emprego a essas pessoas, é cuidar de sua integração na cultura e no ambiente empresarial. Para que as empresas sejam protagonistas na luta pela redução da desigualdade, é preciso dar oportunidade de trabalho a esses jovens, investir em sua educação (com ênfase em tecnologia) e cultivar seu pensamento crítico.

    Mariany Gomes e Laura Recena no primeiro encontro do Movimento Educa 2030, realizado na sede da Rede Globo em São Paulo (SP)
    O evento contou com a participação de Christian Dunker, professor titular do Instituto de Psicologia da USP; Raull Santiago, ativista e empreendedor social; e Zandora Caciano, Analista de Recursos Humanos da Unilever

    Outro destaque do encontro foi o valor atribuído pela geração jovem à sustentabilidade. Consciência ambiental e redução da pegada de carbono são compromissos que grande parte desse esse público exige hoje das empresas. Reflexão e ação conjunta são indispensáveis para transformar nossa realidade e construir um mundo mais equitativo e sustentável.

    Estamos orgulhosos em fazer parte desse movimento e reafirmamos nosso compromisso em promover a educação inclusiva e oportunidades de aprendizagem aos nossos colaboradores.