
24 de outubro de 2024
TPF apresenta Estudo de Viabilidade para ramal ferroviário Chapecó-Passo Fundo
Ontem (23/10), a TPF Engenharia realizou a apresentação do Estudo de Viabilidade Técnico-Econômico (EVTE) para implantação do Ramal Ferroviário entre Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS). O evento foi realizado em Nonoai (RS), e contou com a participação do Diretor de Gestão e Finanças Eduardo Scalia, o Diretor da Unidade São Paulo André Jabir e o Gerente de Produtos Thiago Dantas. O estudo foi realizado para a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS, em parceria com Associação Comercial Cultural, Industrial, Serviços e Agropecuária de Nonoai – Acisa.
O ramal é um braço da Nova Ferroeste, que também teve os Estudos de Viabilidade Técnica-Operacional, Econômica-Financeira, Ambiental e Jurídica (EVTEA-J) realizado pela TPF Engenharia, em 2021, assim como o estudo de viabilidade do ramal Cascavel-Chapecó, em 2022. A ferrovia interestadual brasileira terá 1.500 km de extensão e corta parte do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
O ramal Chapecó-Passo Fundo terá 189 km de extensão, com 19 pontes e 14 viadutos ferroviários ao longo do trecho, interceptará 16 municípios e beneficiará os 475 municípios abrangidos em sua área de influência direta. Cargas como soja, trigo, milho, aveia, combustíveis, arroz e suínos são previstas como viáveis para transitar na ferrovia e, adicionalmente, há oportunidades de outras cargas potenciais fazerem uso do ramal, tais como peixes, maquinários, químicos entre outros.
Uma das tecnologias aplicadas no estudo foi a metodologia de Análise Multicritério, que consiste na escolha e definição das variáveis (topografia, geologia, rodovias, terras indígenas, APAs etc.), suficientes para atender a um dos objetivos do estudo, no caso, a definição do melhor traçado ferroviário para o ramal. Tais variáveis são hierarquizadas, geoprocessadas, e tem como resultado um mapa com a melhor rota para passagem do corredor ferroviário.
