30 de setembro de 2022

Time de Mineração da TPF Engenharia recebe treinamento sobre softwares do setor

O time da TPF Engenharia focado em Mineração realizou na última terça-feira (27/09) um treinamento híbrido (parte presencial/parte remota) sobre o Slide 2D e o 3D, softwares desenvolvidos pela Rocscience, de grande aceitação. O Slide é aplicado comumente no mercado para avaliar a estabilidade de encostas, solos, aterros, barragens, entre outros, e é uma das ferramentas utilizadas no dia a dia da nossa equipe de Mineração.  

Estudar com profundidade tais estruturas não é uma tarefa simples para quem trabalha com engenharia geotécnica. A responsabilidade imposta pelo tema demanda capacitação contínua e o uso da tecnologia como aliada, para que nosso time tenha profundo entendimento sobre os condicionantes geológico-geotécnicos, sejam causados por ações humanas ou questões naturais. 

O treinamento, oferecido pela L3 Software e conduzido pelo professor Thiago Bretas, envolveu 33 membros da TPF espalhados por todo o Brasil.

    O treinamento foi de grande valia para todo o time e abordou aspectos específicos do Slide 2D e do 3D. A capacitação e o aprimoramento nessas ferramentas diminuem a probabilidade de falhas e garantem ainda mais segurança durante as tomadas de decisão necessárias durante o desenvolvimento dos projetos geotécnicos entregues a nossos clientes. “O treinamento que recebemos na última terça-feira é de grande importância para nós como tomadores de decisões em projetos tão complexos. É muito necessário entender que o software te dá os resultados, mas cabe a nós interpretá-los. E pra ajudar nisso, precisamos mesmo utilizar as boas práticas na realização das nossas análises”, afirmou a assistente em Geotecnia Isabela Machado.  

    “Nós da Geotecnia sempre nos deparamos com grandes desafios quando o assunto é mineração. Em virtude disso precisamos contar com o auxílio de ferramentas que nos auxiliem a entender os nossos problemas. Desde que iniciei na Geotecnia possuo contato com o Slide e gosto muito da forma como podemos trabalhar com ele”, completou Isabela. 

    Agradeço a oportunidade por me permitir enxergar como otimizar processos de modelagem e manter, como validação, a teoria técnica aliada aos resultados

    Lucas Pacheco, Assistente de Produto

    O treinamento foi muito importante e proveitoso, tendo em vista que o SLIDE é um dos softwares que mais utilizamos no desenvolvimento dos produtos na área de mineração. No treinamento conseguimos compreender melhor fatores de otimização das análises para redução do tempo investido e aumento da acurácia dos nossos estudos. A experiência técnica do mentor em concordância com a vasta demanda do nosso time fez com que os temas fossem abordados com profundidade de maneira prática e eficaz. Não vejo a hora de outros momentos como esse

    Lara Lis, Assistente de Produto