18 de setembro de 2025

Projeto da TPF Engenharia recebe Selo FAST-Infra, certificação referência em sustentabilidade para projetos de infraestrutura

A TPF Engenharia contribuiu para a recente conquista do Selo FAST‑Infra, certificação global para projetos de infraestrutura que demonstram um desempenho significativo em sustentabilidade. É o terceiro projeto certificado com esta certificação no Brasil, obtendo os selos sobre: Mitigação de Mudanças Climáticas, Prevenção de Poluição, Economia Circular, Inclusão & Gênero e Saúde & Segurança. 

O projeto submetido à conquista do selo foi o do anteprojeto desenvolvido dentro do gerenciamento técnico da Parceria Público-Privada (PPP) para reforma, adequação e ampliação do Hospital Regional do Mato Grosso do Sul (HRMS). O anteprojeto serve como projeto referencial no processo de concessão do HRMS, mostrando como a obra ou serviço pode ser feito, com quais soluções e custos aproximados, organizando e dando forma às principais soluções técnicas e conceituais antes da elaboração dos projetos básicos e executivos. 

Com 10 pavimentos, 362 leitos e uma área construída de 32 mil m², o HRMS é o hospital referência para a macrorregião no Mato Grosso do Sul, atendendo 1,2 milhão de pessoas em 34 municípios. A proposta visa ampliar a infraestrutura, atingindo 71 mil m² de construção e 577 leitos, modernizar processos e aprimorar os serviços não assistenciais, garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento à população. O Consórcio Pezco – TPF – SouzaOkawa em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi responsável pela consultoria na estruturação da PPP vinculada ao Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica do Mato Grosso do Sul e à Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Mato Grosso do Sul por meio da FUNSAU. A concessão administrativa prevê a construção de novos blocos, a reforma da edificação existente e a aquisição de equipamentos médico-hospitalares e mobiliários. 

O que é o Selo FAST-Infra? 

O FAST-Infra é um sistema de certificação integrativo, de crédito e globalmente aplicável, desenvolvido para avaliar o desempenho em sustentabilidade e resiliência de projetos de infraestrutura. A certificação baseia-se em um amplo conjunto de padrões e taxonomias, agregando boas práticas já existentes, e é válida para todos os setores de infraestrutura ao redor do mundo. 

O processo é coordenado pela Global Infrastructure Basel Foundation (GIB), que atua como secretário da certificação, enquanto a Bloomberg atua como repositório de dados. 

A etiqueta Fast-Infra (Finance to Accelerate the Sustainable Transition-Infrastructure) é um selo global que identifica projetos de infraestrutura sustentáveis. Criada por uma coalizão internacional liderada pelo setor financeiro, em parceria com organizações como o Banco Mundial e a OCDE, ela tem como objetivo: 

  • Padronizar o que é considerado uma infraestrutura sustentável; 
  • Aumentar a transparência e a credibilidade de projetos sustentáveis para investidores; 
  • Facilitar o financiamento verde, conectando projetos com fontes de capital sustentável. 

Para obter a etiqueta, o projeto deve atender a critérios de sustentabilidade em quatro pilares: ambiental, social, governança e resiliência climática, ao longo de todo o ciclo de vida da infraestrutura. Essa padronização ajuda a atrair investidores que buscam ativos sustentáveis e acelera a transição para economias de baixo carbono, principalmente em países em desenvolvimento. Os projetos devem cumprir os requisitos mínimos dos 14 critérios específicos distribuídos nessas quatro dimensões e ainda demonstrar desempenho positivo significativo em pelo menos um desses critérios para obtenção do selo da categoria.  

Nesta primeira etapa de estruturação do projeto, foi realizado a auto-certificação (Self-Assessed) com verificação pelo GIB para obtenção do Selo. Posteriormente poderá passar por um processo de verificação externa, se for interessante para o Concessionário. O selo transmite confiança a investidores e financiadores sobre a integridade e qualidade dos critérios ESG do projeto, tornando-os mais atrativos para o mercado e contribuindo para transformar a infraestrutura sustentável em uma classe de ativos líquida e investível. 

O selo incentiva que práticas ambientais, sociais, de governança e resiliência sejam incorporadas desde fases iniciais do projeto, promovendo infraestrutura mais durável e adaptada às mudanças climáticas. Os projetos com o selo tendem a contribuir diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), trazendo benefícios sociais e ambientais mais amplos. O anteprojeto do HRMS atende a 7 ODS. 

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul conquistou o Selo FAST-Infra já na etapa de desenvolvimento, incorporando a sustentabilidade desde a concepção, pautando cada tomada de decisões por essa vertente. A certificação reconhece contribuições positivas em clima, poluição, circularidade, bem como inclusão e saúde, reforçando o compromisso da TPF com inovação e bem-estar dos usuários e colaboradores. É o terceiro projeto do Brasil, o primeiro do tipo hospitalar do país e o segundo no mundo a obter essa distinção, consolidando o pioneirismo da TPF na promoção da sustentabilidade em seus produtos.

Thiago Melo, Especialista em Sustentabilidade