Inovar é uma das bases da cultura empresarial da TPF Engenharia. A busca por melhores ferramentas e formas de realizar os nossos serviços, alinhada com a melhoria contínua em identificar novas oportunidades de negócio, é um esforço coletivo e constante que já nos rendeu bons frutos. Para incentivar ainda mais a participação das nossas colaboradoras e dos nossos colaboradores na criação de soluções para os principais desafios que encontramos no mercado de engenharia, desenvolvemos o TPF Labs – o nosso programa de aceleração da inovação.

Ao longo dessa semana, marcada pelo dia mundial da criatividade e inovação (21/04), vamos compartilhar um pouco sobre os 4 projetos finalistas do nosso primeiro Prêmio de Inovação, uma das iniciativas do TPF Labs que estimulou o desenvolvimento de melhorias no ambiente corporativo e produtivo da empresa.

TPF Labs - Primeiro Prêmio de Inovação
TPF Labs - Primeiro Prêmio de Inovação

💡 Sistema de Inteligência Comercial da TPF Engenharia

Essa iniciativa consiste em desenvolver o Sistema de Inteligência Comercial (SIC) da TPF Engenharia, uma plataforma inteligência de mercado totalmente personalizada para as necessidades da empresa. Além de possibilitar o acompanhamento e lançamento de novas oportunidades de negócio, o SIC fornecerá um panorama geral das áreas de especialidade da TPF e monitorar o desempenho comercial da empresa através de relatórios e dashboards interativos, auxiliando a tomada de decisões estratégicas antes e durante os processos de negociação.

De Geyzon Oliveira, Artur Brito e Roberto Araújo

 

💡 Gestão de produto em dashboard BI

Visando uma gestão mais eficiente, integrada e dinâmica dos produtos gerenciados pela TPF Engenharia, foi desenvolvido um dashboard com tecnologia de Bussiness Inteligence (BI) integrado com um cronograma de atividades a partir do Smartsheet. A ideia é que o gestor do contrato e o cliente possam utilizar o dashboard para acompanhar o status das atividades, o avanço do projeto, os riscos associados e as datas de entrega dos componentes.

De Thiago Dantas

 

💡 Automatização dos processos de tramitação de solicitações financeiras

O Sistema de Gestão da Produção (SGP) é uma plataforma da TPF que tem por função registrar informações e processos que cercam os produtos da empresa e as atividades corporativas, promovendo seu acompanhamento e gerenciamento efetivo. Buscando agilizar o processamento das solicitações financeiras feitas no sistema, o projeto de automatização é baseado na criação de um programa em linguagem Phyton que integra o SGP às planilhas onde as solicitações são gerenciadas, acompanhando a atualização dos seus status e arquivando suas informações.

De Yasmin Souza e Anderson Soares

 

1º lugar do primeiro prêmio de inovação da TPF Engenharia

💡 Aplicação de realidade aumentada em gestão de projetos, obras ou ativos

O objetivo dessa ideia é implementar o uso da realidade aumentada na gestão de projetos, obras e ativos. Essa iniciativa varia conforme a aplicação: em gestão de projetos, auxilia o cliente a ter uma visão mais interativa e global do produto; em gestão de obras, dá suporte, por exemplo, no acompanhamento da execução e em sua análise qualitativa; e em gestão de ativos pode ser usado, por exemplo, para auxiliar na manutenção de instalações com base no modelo desenvolvido.

De Matheus Castelo e Bárbara Vilar

TPF Labs - Sistema de Inteligência Comercial da TPF Engenharia | De Geyzon Oliveira, Artur Brito e Roberto Araújo
TPF Labs - Sistema de Inteligência Comercial da TPF Engenharia | De Geyzon Oliveira, Artur Brito e Roberto Araújo
TPF Labs - Gestão de produto em dashboard BI | Thiago Dantas
TPF Labs - Gestão de produto em dashboard BI | Thiago Dantas
TPF Labs - Automatização dos processos de tramitação de solicitações financeiras | De Yasmin Souza e Anderson Soares
TPF Labs - Automatização dos processos de tramitação de solicitações financeiras | De Yasmin Souza e Anderson Soares
TPF Labs - Aplicação de realidade aumentada em gestão de projetos, obras ou ativos | De Matheus Castelo e Bárbara Vilar
TPF Labs - Aplicação de realidade aumentada em gestão de projetos, obras ou ativos | De Matheus Castelo e Bárbara Vilar

Esses 4 finalistas foram escolhidos entre um total de 33 projetos submetidos para o comitê avaliador. A grande adesão e o comprometimento das equipes em desenvolver novas soluções só reflete o quanto nosso time é alinhado com a visão da TPF: Ser referência na engenharia brasileira como empresa líder em qualidade e inovação.