20 de setembro de 2022

Engenheiras da TPF realizam visita técnica a ETEs do Reino Unido

No mês de junho, as engenheiras Andresa Dornelas e Elaine Gurgel da TPF Engenharia participaram de uma missão técnica ao Reino Unido organizada pelo instituto “INCT ETEs Sustentáveis”. Participam dessa iniciativa diversas universidades brasileiras de renome. O instituto conta também com o apoio de centros de ensino estrangeiros de grande prestígio, como a Tsinghua University (China) e o Imperial College (Reino Unido). O seu objetivo é promover boas práticas relacionadas ao tratamento de esgoto sanitário no Brasil e no mundo.

Um dos focos do “INCT ETEs Sustentáveis” é trabalhar a questão do reaproveitamento de subprodutos do tratamento de esgoto. Seu núcleo gestor é formado por sete instituições de ensino e pesquisa que atuam na área de saneamento ambiental: UFMG (coordenação geral), UFC, UFMS, UFPE, UFRJ, USP e ISAE.​ Além de Andresa e Elaine, que representaram o setor de empresas de consultoria, participaram da visita os professores Cesar Mota, da UFMG, André Santos, da UFC, e membros das companhias de saneamento CAGECE e COPASA-MG.

    Estação de Tratamento de Esgoto Minworth (Severn Trent)
    Visita à Cranfield University
    Estação de Tratamento de Esgoto Basingstoke (Thames Water)
    Geração de biogás na Estação de Tratamento de Esgoto Great Billing (Anglian Water)
    Visitantes brasileiros e representante da ETE Minworth (Severn Trent) durante visita técnica

    Andresa e Elaine visitaram diversas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) no Reino Unido. As estações são todas administradas pela iniciativa privada e contam com um nível de automação elevado, com pouca presença de operadores nas instalações. Um dos destaques dessas ETEs são as suas centrais de tratamento de lodo. As engenheiras puderam conhecer novas tecnologias para o reaproveitamento agrícola desse resíduo. Além disso, há também o aproveitamento energético da matéria orgânica para a geração de biogás. A energia gerada atende as estações e, quando há excedente, esse é negociado com as concessionárias locais.

    As estações visitadas foram a ETE Minworth (Severn Trent)​, a ETE Cranfield, a ETE Basingstoke (Thames Water)​ e a ETE Great Billing (Anglian Water)​. Os participantes da missão também participaram de um workshop sobre epidemiologia conduzido pela Cranfield University​, especializada em engenharia, gestão e tecnologia.

    Toda a experiência dos dias de visitas de Andresa e Elaine foi compartilhada com as colaboradoras e os colaboradores da TPF durante o encontro do Círculo de Qualidade de Saneamento, realizado na última quinta-feira (15/09). Lá, foram apresentados os principais diferenciais de funcionamento das ETEs britânicas, bem como as tecnologias e processos possíveis de aplicabilidade nas estações brasileiras.

    Círculo de Qualidade de Saneamento recebe apresentação sobre visita técnica às ETEs do Reino Unido