19 de janeiro de 2023

Elaborado pelo consórcio TPF-CEPLAN, Plano Diretor Suape 2035 é lançado

Em solenidade ocorrida no dia 29 de dezembro de 2022, o Complexo Industrial Portuário de Suape realizou o lançamento do Plano Diretor Suape 2035. Elaborado pelo consórcio formado por TPF Engenharia e CEPLAN, a revisão e atualização do Plano foi concluída em 11 meses, 4 antes do previsto. Ao longo do trabalho, foram realizadas 3 oficinas participativas em que os principais stakeholders puderam dar as suas contribuições para a elaboração do documento.

Solenidade de lançamento do Plano Diretor Suape 2035, com a presença do Presidente do Conselho de Administração da TPF Engenharia, João Recena, e a Gerente Corporativa Mariana Moraes. Foto: Complexo Portuário Industrial de Suape/Reprodução

O novo instrumento trouxe como principais inovações a elaboração de um Plano Urbanístico de parcelamento do solo para a Zona Industrial (ZI), e a revisão do layout portuário de forma a racionalizar e orientar as ocupações futuras.

Também foi desenvolvida uma estratégia para a gestão do patrimônio cultural, como forma de promover a valorização do conjunto. Ajustes na política de moradia foram realizados para permitir a consolidação habitacional em áreas já ocupadas, minimizando conflitos históricos com antigos posseiros residentes.

Em relação aos aspectos ambientais do local, foi delimitada uma Zona de Proteção Ecológica, que prevê uma subdivisão em categorias resguardando a maior parte do território como área determinada para uma preservação mais rigorosa. Nas demais áreas, foram propostas formas de ocupação de conservação sustentável por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais para acolher parte da população rural residente no Complexo.

As três oficinas participativas realizadas no prédio administrativo de Suape reuniram representantes do Complexo, de residentes da região e membros das prefeituras dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, onde o porto está inserido. A primeira oficina teve por objetivo a apresentação da etapa diagnóstica e dos relatórios temáticos produzidos, que reuniram aspectos econômicos, ambientais, infraestruturas de transportes, saneamento ambiental, serviços complementares, e outros.

A segunda oficina participativa apresentou o relatório de cenários e visões de futuro para Suape, além de relatórios com as propostas conceituais para o zoneamento, masterplan (plano urbanístico), patrimônio histórico-cultural e habitacional. Na terceira e última oficina foram apresentados o novo zoneamento desenvolvido e as propostas de ações relacionadas ao setor econômico, infraestrutura (transporte, suprimento de utilidades e saneamento ambiental), e segurança do Complexo, além da gestão do patrimônio cultural, ambiental, aspectos habitacionais, sociais e de gestão territorial.

    Registro da 1ª Oficina Participativa do PD Suape 2035
    Registro da 2ª Oficina Participativa do PD Suape 2035
    Registro da 3ª Oficina Participativa do PD Suape 2035
    Registro da 3ª Oficina Participativa do PD Suape 2035

    O Plano Diretor Suape 2035 está disponível no site do Complexo Portuário.