21 de setembro de 2022

Conhecendo o PLUG – Plataforma Única de Gerenciamento

Dos dias 29 de agosto a 9 de setembro, foi realizada mais um Universidade TPF, dessa vez com a trilha “Descobrindo o PLUG”, solução própria da TPF Engenharia desenvolvida com o intuito de integrar em um só ambiente todos os aspectos de gerenciamento de obras, de programas de investimentos e serviços complexos. A plataforma é customizada, implantada e operada por um time de especialistas em gerenciamento da TPF, buscando atender à necessidade de cada cliente.

Os inquietos da equipe de desenvolvimento de sistemas, com a coparticipação da equipe de Qualidade e SESMT, buscaram disseminar a metodologia da Tecnologia TPF de Gerenciamento exemplificada em aplicações práticas da ferramenta PLUG, com o objetivo de apresentar o sistema pode ser utilizado em diversos produtos.

A perspectiva de todo o grupo é utilizar ainda mais a ferramenta para o gerenciamento de projetos, programas e portfólios, além de aplicar mais automatizações e integrações com outros softwares e extensões. Desde o início de sua implantação, em 2018, já foram contabilizados e contemplados com os benefícios do PLUG um total de 14 contratos.

O encontro se dividiu em cinco dias de apresentação, contemplando 6 módulos desenvolvidos na ferramenta. São eles: Financeiro; Supervisão; Planejamento, Monitoramento e Controle (PM&C); Aquisições; Engenharia; e BI (Business Intelligence). Além de contar com a explanação dos colaboradores, na condição de instrutores: Felipe Barros, Ana Carolina Faria, Vitor Matheus, Luiz Barbosa, Bárbara Vilar, Anna Ribeiro e Reinaldo Correia. Também contou com os mediadores Eduardo Scalia, Mariana Moraes e Amanda Pereira.

    Universidade TPF sobre o PLUG (Plataforma Única de Gerenciamento)
    Universidade TPF sobre o PLUG (Plataforma Única de Gerenciamento)
    Universidade TPF sobre o PLUG (Plataforma Única de Gerenciamento)
    Universidade TPF sobre o PLUG (Plataforma Única de Gerenciamento)

    Confira os destaques dos dias de apresentação do UniTPF – Trilha Descobrindo o PLUG:

    • O primeiro dia trouxe o módulo Financeiro, que possibilita acompanhar e gerir contratos, monitorando informações, prazos e marcos relevantes, funcionando como uma espécie de integrador de informações em nuvem. Além disso, foi possível observar também a gestão orçamentária dos contratos, monitorando de perto a sua evolução financeira, através de um template padrão no formato xlsx (Excel) para realizar o registro e atualização da planilha orçamentária, a estrutura física (wbs) e medições, trazendo familiaridade e muita flexibilidade para sua utilização no dia a dia.
    • Já com relação ao módulo de Supervisão, apresentado no segundo dia de trilha, foi observado que a ferramenta é capaz de automatizar processos que antes utilizavam o papel e hoje podem ser simplificados com o auxílio de tecnologias. Otimizando o tempo e a comunicação, garantindo maior autonomia à equipe e aos colaboradores que estão nos escritórios e aqueles que são os detentores da informação, com acesso em tempo real às informações preenchidas em campo (preenchimento do chamado ‘checklist fácil’ e do diário de obras digital).
    • No módulo do Planejamento Monitoramento e Controle (PM&C), conseguimos observar todo o processo de planejamento de um portfólio, programa e projeto. Contemplando o andamento e a execução das atividades planejadas para alcançar os objetivos do portfólio de ações, estruturado por meio do Smartsheet. Também foi comentado sobre a definição e as aplicações práticas do cronograma executivo, onde o seu objetivo é detalhar ainda mais o portfólio de ação, e a gestão de exceções, onde é possível fazer a gestão à vista, em formato kanban, das atividades monitoradas.
    • No quarto dia de trilha, foram apresentados os módulos de Aquisição e Engenharia. O de Aquisição contempla o acompanhamento das aquisições, ou seja, contratações/licitações necessárias para atender o que foi planejado no portfólio. Através da plataforma Pipefy, é possível estabelecer a integração com o PLUG e obter toda a flexibilidade necessária para atender aos diversos tipos de modalidades de aquisições existentes. Vale lembrar que o Pipefy pode ser utilizado para controle e gerenciamento de diversos processos, sendo possível integrá-lo em outras atividades. Já o módulo de Engenharia, foi demonstrada a integração do PLUG com o ProjectWise, ambiente de colaboração de arquivos. Ele possui quatro plataformas integradas: Web, View, Deliverables Management e Project Insights, destinadas à elaboração de arquivos, download de arquivos, gerenciamento de entregáveis e de BI, respectivamente. Ao longo do encontro, foram abordadas as funcionalidades destas plataformas, além de como é possível utilizá-las e quais os benefícios colhidos a partir do seu uso.
    • No último dia, o módulo do BI permitiu observar a gestão dos dados dos outros módulos de maneira individual ou integrada, a partir de dashboards dinâmicos, apresentando indicadores e gráficos para auxiliar nas tomadas de decisões. Os dados para consulta estão armazenados em um servidor ou banco de dados externo, garantido a segurança dos dados e a atualização automática.

    Foi muito importante observar as mais variadas aplicações que o PLUG é capaz de possibilitar. Algo significativo para um novo olhar na integração de softwares antes utilizados individualmente, o que permite ao cliente uma visão ampla de todas as dimensões do produto, com maior autonomia aos colaboradores envolvidos e uma maior rastreabilidade das informações ocorrendo em tempo real no campo

    Amanda Pereira, Assistente de Produto

    É uma honra ter a oportunidade de apresentar um pouco do que estamos desenvolvendo com o PLUG, tanto no que tange à tecnologia quanto a boas práticas de gerenciamento que são aplicadas por meio do uso da plataforma. A ideia é convidá-los para entender um pouco mais sobre esse sistema, para que assim possamos dar continuidade ao seu desenvolvimento, de forma colaborativa, através de soluções inovadoras para auxiliar no gerenciamento dos nossos produtos!

    Mariana Prysthon Moraes, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas