12 de dezembro de 2019

Compaixão é tema de projeto apoiado pela TPF Engenharia

Em 2019, a TPF Engenharia iniciou uma parceria com a antropóloga Mônica Pedrosa Rangel para promover a compaixão na escola Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, situada no bairro do Pina, em Recife – quase vizinha de nossa Sede. A ideia do projeto surgiu a partir de conversas entre a TPF Engenharia e a gestão da Escola, que identificou a dificuldade de convivência entre alunos e alunas como um dos principais desafios a serem superados pela comunidade escolar para o desenvolvimento dos adolescentes.

O projeto

Mônica desenhou e realizou ao longo do ano práticas educacionais voltadas à promoção da capacidade de colocar-se no lugar do outro e agir em benefício mútuo. O processo de elaboração dessas ações considerou as demandas de professoras, professores, alunas e alunos para uma convivência diária mais amorosa e compassiva, e seguiram uma metodologia que uniu arte, meditação, filosofia, dinâmicas de grupo e rodas de conversa. Workshops foram realizados com parte da equipe pedagógica da Escola e, nos meses de setembro, outubro e novembro, duas turmas de oitavos anos foram contempladas com atividades semanais.

Aluna trabalha com barro.

Oficina de Barro com Uruda

Para o fechamento das atividades de 2019, foi realizada uma oficina muito especial em parceria com o ceramista pernambucano Uruda. Cada aluno e aluna teve a oportunidade de produzir uma peça a quatro mãos junto com o artista, tendo como única instrução a criação, com corações abertos, de uma peça a ser doada para qualquer pessoa presente, sem preferência de destino. Da vulnerabilidade, da sensibilidade e do desafio de doar-se para outras pessoas, surgiram lindas peças.

O projeto, que terá continuidade em 2020, vem gerando reflexões valiosas e novos olhares sobre a vida para esses adolescentes, futuros adultos de nossa sociedade.

Mônica e Uruda.