
4 de abril de 2025
Colégio de Líderes 2025 destaca estratégias para o futuro, ESG e saúde mental
Nos dias 26 e 27 de março, a TPF Engenharia reuniu, no Recife (PE), parte de suas lideranças para mais uma edição do Colégio de Líderes. O evento foi um espaço de aprendizado, troca de experiências e planejamento estratégico, promovendo discussões sobre o futuro da empresa e suas perspectivas no mercado.
A programação da manhã do primeiro dia foi dedicada a uma visão ampla do cenário global e das estratégias da TPF Engenharia. O CEO Ricardo Carvalho abriu o evento apresentando o panorama da TPF Global e a contribuição da unidade brasileira. Na sequência, Eduardo Scalia, Diretor de Gestão e Finanças, trouxe um balanço gerencial e contábil da empresa em 2024. E para encerrar as apresentações do primeiro turno, João Recena, presidente do Conselho Administrativo, apresentou as estratégias para os próximos anos, abordando metas, novos mercados e inovação.
Na parte da tarde, Ricardo Carvalho retornou ao palco para apresentar “Nosso Desafio Comercial 2025-2028”, discutindo as perspectivas estratégicas, os focos da empresa e as ações do Plano de Qualidade Corporativo Plurianual (PQCP). Em seguida, Andrezza Cantilino detalhou os mercados que estão no radar da TPF para 2025 e a estratégia para essa expansão.
Logo após, João Pedro Carvalho e Felipe Barros apresentaram as “Soluções Digitais da TPF Engenharia e suas Aplicações”, demonstrando o impacto da tecnologia no setor. O dia foi encerrado com uma dinâmica interativa sobre “Como Fomentar a Inovação nas Equipes”, conduzida por Juliana Scanoni e Júlia Rocha, seguida de um happy hour, que proporcionou ainda mais networking e troca entre os líderes.
O segundo dia do colégio teve como destaque uma série de painéis que apresentaram os destaques de algumas áreas de atuação da TPF, e reconheceu os profissionais que são referência dentro de cada segmento. O gerente corporativo Artur Brito apresentou os avanços no setor de saneamento, acompanhado da diretora de desenvolvimento Raquel Espíndola, e as gerentes Ada Ravana e Elaine Gurgel. O painel seguinte, conduzido pelo gerente de projetos Thiago Almeida, discutiu os desafios e conquistas na área de mineração, e contou com os diretores André Lima e Heloisa Herreros, e a gerente Rayane Mattos. Na sequência, o gerente Roger Azevedo, juntamente aos diretores de desenvolvimento Ana Augusta, Luciano Borges e Ricardo Shimazaki, compartilharam suas experiências e as inovações aplicadas nos contratos do setor de transportes. Por fim, a gerente Mariana Prysthon Moraes abordou as principais evoluções e perspectivas para o desenvolvimento urbano, que contou no painel com o diretor Paulo Gonçalves e as gerentes Queli Xavier e Selma Granata.
Ainda na parte da manhã, Júlia Rocha apresentou o TPF Way Financeiro, destacando sua importância e desafios, enquanto Ana Carolina Faria falou sobre o TPF Way Qualidade e sua aplicação nos processos da empresa.
Durante a tarde, Laura Recena e Ana Carolina Faria discutiram a Cultura Organizacional da TPF, reforçando os valores e princípios da empresa. Logo em seguida, a diretora Lorena Oliveira e a gerente Mariany Gomes apresentaram um balanço da satisfação dos colaboradores, destacando o reconhecimento da TPF Engenharia como uma das 15 melhores empresas para trabalhar no Brasil na categoria Jornada Flexível e como Empresa Destaque em Saúde Mental pela pesquisa GPTW 2024.
Trazendo a perspectiva de saúde mental, foi realizada uma dinâmica sobre “Motivação, Engajamento das equipes e Feedbacks”, reforçando a importância desses aspectos para o fortalecimento dos times e manutenção da saúde e bem-estar dos colaboradores. O Colégio de Líderes foi finalizado com a apresentação “A Nossa Visão Global sobre ESG”, conduzida também por Laura Recena e Ana Carolina Faria, que discutiram a importância e a necessidade de um compromisso sólido com práticas sustentáveis.
Com dois dias intensos de aprendizado e networking, o Colégio de Líderes 2025 afirma, em mais um ano, o compromisso da TPF Engenharia com a inovação, a qualidade e o desenvolvimento contínuo de seus líderes.
Conversamos sobre gestão, sobre qualidade e inovação, sobre ESG, sobre cultura organizacional. Fizemos um balanço de 2024. Apresentamos o nosso planejamento para os próximos anos.
Ricardo Carvalho, CEO da TPF Engenharia
Acho que o resultado que a gente colhe aqui é de tanta inovação, de tanta inventividade, de tanta criatividade, tem a ver com esse ambiente que a gente disponibiliza para as pessoas que trabalham aqui.
João Recena, Presidente do Conselho Administrativo