28 de setembro de 2022

Colaboradores TPF levam prêmio no Hackathon Forge, promovido pela Autodesk

Os colaboradores da TPF Engenharia Juliana Scanoni e Carlos Ivan venceram a categoria ‘Show Me the Data!’ do 2022 Forge Hackathon, promovido pela Autodesk. De 19 a 23 de setembro o time trabalhou no desafio lançado no evento. Na última terça-feira (27/09), os vencedores foram anunciados durante a realização do Autodesk University, em Nova Orleans. Juliana, engenheira civil que integra nosso time de Qualidade, é especialista na integração BIM-BI. Carlos é analista de sistemas e atua como coordenador no setor de Desenvolvimento de Sistemas.

Ao todo, 136 participantes de 24 países participaram do desafio. O projeto vencedor da dupla da TPF foi um protótipo de visualizador 3D integrado ao Plug – Plataforma Única de Gerenciamento. A ideia já vinha sendo trabalhada, mas nenhuma aplicação tinha sido desenvolvida ainda. No Workshop Forge Autodesk, cujo objetivo era promover o aprendizado em desenvolvimento de APIs, Carlos pôde aprimorar a ideia inicial do visualizador.

Durante os seis dias de hackathon, os dois trabalharam na produção da solução, com o suporte 24h de engenheiros da Autodesk. O projeto foi programado em linguagem JavaScript, e será aprimorado para futura implantação no Plug, a fim de ser utilizado para visualizações de modelos 3D na própria plataforma.

O trabalho do time TPF disputou em duas das seis categorias do evento: a categoria ‘I feel the need, the need for Digital Twin!’, que apresentava soluções de gêmeos digitais, onde inicialmente o projeto foi inscrito; e a ‘Show Me the Data!’, que apresentavam APIs que potencializam aplicativos e fluxos de trabalho, seção na qual o hackathon indicou o projeto e onde ele foi vencedor.

A Autodesk University, evento com público superior a 10 mil pessoas, apresenta as mais novas tecnologias que tenham como foco principal a sustentabilidade e sejam baseadas em nuvem.

“Participar pela primeira vez de um Hackathon é uma experiência incrível, ainda mais por ser um evento da Autodesk University. E vencer trouxe um sentimento indescritível! O suporte 24hrs por dia durante uma semana foi essencial para que mergulhássemos de cabeça no desenvolvimento do projeto. O que começou como uma semana de aprendizado culminou em um produto incrível para implementação futura nos projetos da TPF. Estamos muito felizes com o que conseguimos desenvolver em apenas 1 semana”

Juliana Scanoni

Participar do evento Forge Hackathon 2022 foi uma experiência maravilhosa. Quando surgiu o desafio de produzir um projeto em somente em uma semana, apenas acreditei que daria certo e abracei a ideia. Com o apoio da equipe, consegui ir superando cada desafio que foram surgindo ao longo da semana e me senti super orgulhoso e realizado ao ver que conseguimos chegar ao pódio.

Carlos Ivan