10 de abril de 2024

Case da TPF Engenharia ganha destaque na edição ‘Saneamento e Qualidade de Vida’, da Revista O Empreiteiro

Em março, a Revista O Empreiteiro publicou o case da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barra da Tijuca, elaborado pela TPF Engenharia. A Revista OE é uma das mais importantes publicações sobre a indústria e engenharia do Brasil. No mês que se comemora o Dia da Água (22/03), a edição teve como tema ‘Saneamento e Qualidade de Vida’, destacando cases de obras de destaque em andamento e previstas no setor.

A TPF Engenharia elaborou os projetos básicos para a melhoria da ETE, que pertence ao Sistema de Esgotamento Sanitário do Município do Rio de Janeiro. A estação é a principal unidade operacional da Iguá na cidade, atendendo 17 bairros e aproximadamente 1,4 milhões de habitantes. O projeto englobou o aproveitamento das instalações existentes e a otimização no dimensionamento dos processos, visando minimizar problemas e apontar soluções que promovam o melhor funcionamento da estação.

A sobreposição em campo do desenho do projeto em escala real, além da apresentação geral do projeto em verdadeira grandeza, trouxe benefícios como a checagem de eventuais interferências não previstas sobre as estruturas já instaladas, as quais nem sempre se encontram devidamente cadastradas, bem como avaliar antecipadamente eventuais problemas que podem vir a surgir com a implantação de novas estruturas. Isso foi possível através de um modelo BIM (Building Modeling Information) inserido no aplicativo de Realidade Aumentada instalado em um tablet.

“Com a aplicação da metodologia BIM combinada à ferramenta de Realidade Aumentada (RA), garantimos a visualização em real grandeza dos projetos desenvolvidos, levando em consideração as instalações e estruturas pré-existentes”, explica o Diretor de Desenvolvimento Rogerio Dias.

“O projeto básico para melhorias da ETE Barra da Tijuca é um grande desafio para a TPF […] Por outro lado, é também uma grande oportunidade de expor a um dos mais destacados operadores privados de saneamento básico, a Iguá Saneamento, todo o know-how que a empresa vem acumulando nos últimos anos neste setor, tanto em projetos, quanto em gerenciamento de obras, trazendo soluções inovadoras, como o Plug e o uso de softwares de modelagem hidráulica de última geração, proporcionando assim um atendimento completo ao cliente em todas as etapas de sua concessão”, afirma o gerente do produto Marcelo Casiuch para a O Empreiteiro.

Confira a revista completa aqui.